Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Tecnologia facilita manutenção das estradas de terra

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

03/09/2019 11h13 - Atualizado em 03/09/2019 11h14

Tecnologia facilita manutenção das estradas de terra

Desde junho deste ano, Prefeitura tem agilizado serviços de manutenção nesses locais por meio de mapeamento 3D

Quando se fala em estradas vicinais, as famosas estradas de terra, logo vêm à cabeça aquelas vias com deficiência de trafegabilidade, inúmeros buracos e sem manutenção. Isso é realidade em boa parte do Brasil – como é noticiado em vários jornais –, mas em Anápolis é diferente. Aqui, a Prefeitura tem usado o georreferenciamento desde junho deste ano para melhorar ainda mais esses lugares, que apresentam grande importância para a economia da região.
 
Irene Silva, 41 anos, que, ao lado do marido, é caseira em uma chácara destinada ao retiro religioso no Distrito de Goialândia, já percebeu o resultado desse trabalho. “Há cerca de três anos, o acesso para essa região era muito difícil. Quando chovia, não tinha quem arrumasse. Os carros sempre estragavam, pois dependemos das estradas para tudo, tanto os agricultores, quanto as crianças para ir à escola”, conta. Mas, como ela mesma diz, a realidade mudou. “Hoje as estradas estão perfeitas. A Prefeitura tem feito um excelente trabalho”, compartilha.
 
Pode não parecer, mas é um serviço simples, eficiente, que não gera custos adicionais para o Executivo e que tem agilizado bastante o trabalho da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Uma equipe da pasta percorre semanalmente as estradas vicinais dos distritos de Anápolis e marca em um aplicativo de mapeamento em 3D os problemas encontrados e que precisam de reparos o quanto antes. 
 
“Os principais beneficiados são os produtores com a melhoria da via para escoamento da produção, e os moradores da área rural com uma estrada mais segura para o deslocamento de ida e volta à cidade e o transporte escolar”, ressalta o diretor de Serviços Urbanos, Jorge Elias. 
 
Basicamente, o objetivo é quantificar, em quilômetros, os serviços que foram e precisam ser prestados, entre eles: patrolagem (nivelamento das vias), abertura de saídas da água (bigodes), implantação e reparos de cacimbas (poços para armazenamento de chuva), bem como o cadastro e localização de cascalheiras. Dessa forma, a Prefeitura tem controle de tudo que é feito. São, aproximadamente 571 de quilômetros de estradas vicinais dentro do perímetro urbano de Anápolis em trabalho contínuo de manutenção.
 
Para tanto, é feito em rodízio entre os quatro distritos de Anápolis: Interlândia, Goialândia, Souzânia e Joanápolis. Além da manutenção periódica, a pasta também analisa situações de urgências, como ocorre muitas vezes durante o período chuvoso. Nos últimos meses, a equipe fez manutenção nas estradas vicinais de Interlândia (julho/19), Joanápolis (julho e agosto/19) e Goialândia (agosto/19). Desde o mês passado eles estão no Distrito de Souzânia.
 
Manutenção
Para fazer a manutenção das estradas de terra, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos conta com duas patrolas, duas escavadeiras grandes, uma escavadeira pequena (bob cat), quatro caminhões caçambas, um caminhão pipa e um veículo pequeno. Mais informações, entre em contato!
 
Serviços:
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos
Contato: 3902-2687
Endereço: Avenida Presidente Vargas, nº 465, Quadra 02, Lote 07, Vila Goiás.

Tecnologia facilita manutenção das estradas de terra