Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Saúde participa de oficina sobre Atenção Básica

05/02/2018 11h56 - Atualizado em 05/02/2018 12h13

Saúde participa de oficina sobre Atenção Básica

Evento foca na oferta de ferramentas para o diagnóstico, planejamento e dimensionamento da força de trabalho no setor

Ampliar a cobertura da Atenção Básica significa resolver a maioria das demandas da saúde, evitando que evoluam para situações de urgência e emergência. Trabalhando com esse propósito, a Prefeitura de Anápolis participou nos dias 1º e 2 de fevereiro, do Projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho na Atenção Básica em Goiás, na Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho, em Goiânia.

A ação traz como proposta a tríade formação/intervenção/avaliação, na qual os municípios participantes têm a oportunidade de eleger componentes da sua rede de Atenção Básica para realizar diagnóstico, planejamento e dimensionamento da força de trabalho, validando os materiais e instrumentos produzidos pela equipe do projeto, de forma que, ao final do curso, as ferramentas desenvolvidas colaborativamente possam ser disponibilizadas abertamente para todos os gestores e trabalhadores do SUS.

Para a secretária de Saúde, Luzia Cordeiro, Anápolis e Goiânia foram os escolhidos para implantar uma metodologia que visa redimensionar a força de trabalho da Atenção Primária, o que vai atingir todo o processo de planejamento, operacionalização, avaliação e qualificação profissional, aliando assim, os serviços de saúde com as reais expectativas dos usuários do SUS. “A meta principal é ampliar a cobertura da Atenção Primária. Sendo assim, somando a planificação e metodologia desenvolvida pelo Ministério da Saúde irá fortalecer o atendimento tecnológico, operacional, tático e estratégico”, afirmou.

Ações
Anápolis já vem realizando um trabalho intensivo em busca da ampliação e cobertura da Atenção Básica, uma vez que se trata da porta de entrada do atendimento. Para isso, a Semusa investe em reformas e ampliações das unidades, em projetos como a integração com universidades (Sala de Situação em Saúde), na ampliação da cobertura – a meta é atingir 90% da cidade - entre outras iniciativas que garantam mais qualidade e maior resolutividade ao setor.

Oficina
A oficina de Dimensionamento da Força de Trabalho na Atenção Básica em Goiás aconteceu nos dias 1º e 2 de fevereiro com a apresentação do projeto e discussão em plenária. Os municípios pactuados debateram metodologia, estratégias adotadas e o cronograma da capacitação/implantação em âmbito municipal para o desenvolvimento do projeto.