Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Saúde mental em destaque

09/10/2019 17h52 - Atualizado em 09/10/2019 18h04

Saúde mental em destaque

Projeto Viva a Saúde Mental reuniu dezenas de pacientes da rede municipal de saúde nesta quarta-feira, 9

Fotos: Bruno Velasco - Dircom

Quem passou pelo Parque Ipiranga nesta quarta-feira, 9, se surpreendeu com as ações que aconteceram por lá. É que a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o projeto Viva a Saúde Mental com atividades educativas e psicossociais como instrumento de integração entre a rede de saúde e a população.

A ação ofereceu oficinas de musicoterapia, auriculoterapia, práticas corporais e físicas, coro terapêutico, alimentação saudável, ações de saúde como testes rápidos para sorologias e aferição de pressão arterial, além de momento hip-hop e relaxamento, artesanato, mamografia e prevenção, espaço do desenvolvimento social e muito mais.

A paciente do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Vidativa, Lucimar Mendes, participou de todas as atividades e falou sobre o atendimento que recebe. "Faço terapia, relaxamento, crochê e gosto muito do Caps, pois me tratam super bem". O Hugo Castro, que também é paciente da mesma unidade, contou que faz tratamento há 10 anos. "Sou muito bem atendido lá, os funcionários são excelentes, a terapia é muito boa e tem me ajudado muito", afirmou.

É importante lembrar que transtornos mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, social, pessoal, no trabalho, nos estudos, na compreensão de si e dos outros, passíveis de tratamento com grande chance de melhora. Reconhecer estes transtornos ajuda a vencer o preconceito de se falar sobre o assunto e mesmo de identificar casos que exijam atenção ao nosso redor.

Espaço Florescer
O evento foi uma prévia da programação do município para o Dia Internacional de Saúde Mental, celebrado nesta quinta-feira, 10, que culminará com a inauguração do espaço Florescer – Ambulatório de Saúde Mental, amanhã, às 9h, na Rua Coronel Antônio Crispim, no Bairro Jundiaí.

Saúde mental em destaque