Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Residencial Nova Aliança ganha Cmei

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

20/01/2020 12h49 - Atualizado em 20/01/2020 12h53

Residencial Nova Aliança ganha Cmei

Além da abertura de novas vagas para quase 500 crianças do município, outras três escolas em construção marcam novo ciclo de desenvolvimento

A partir desta segunda-feira, 20, as famílias do Residencial Nova Aliança vivem uma nova realidade. É que a comunidade ganhou o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Profª Núbia Eliene do Santos Freitas, com 190 vagas para crianças de 1 a 5 anos, ou seja, do Berçário B ao Jardim II.

Os professores que vão atuar na unidade já foram selecionados e, durante a inauguração, centenas de pais e responsáveis puderam fazer a pré-matrícula de seus filhos – se estende até o dia 30 de janeiro. Além disso, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda esteve no local para fazer a atualização do Cadastro Único – porta de entrada para benefícios sociais –, inscrição para cursos profissionalizantes, Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Cras Leste.

A moradora, Katarina Lopes, 37 anos, levou a filha Julia, 3 anos, para fazer a pré-matrícula na unidade de ensino. “Essa é uma demanda tão antiga, é como um sonho se tornando realidade. Nosso bairro é muito distante [depois do Daia] e sempre éramos deixados de lado. Mas, agora, com esse espaço, vamos poder trabalhar tranquilos, pois nossos filhos estarão em um lugar confiável”, disse a mulher, que está sem trabalhar porque não tem com quem deixar a filha.

E a secretária municipal de Educação, Sonja Maria Lacerda, garantiu que as crianças vão receber o melhor tratamento. “Estamos com vocês. Vamos acompanhar todo o processo de aprendizagem das crianças. Sempre que precisarem, entrem em contato conosco que estaremos dispostos a ajudar”, afirmou a secretária ao garantir que a prioridade é atender os bairros mais distantes.

A obra estava paralisada desde 2016, mas foi iniciada ainda na gestão passada, em 2013. “Quando esse lugar ficou abandonado, vândalos entraram aqui roubaram e destruíram muita coisa. Foi por isso que precisamos refazer todo o projeto, para concluir e entregar para a população”, contou o prefeito Roberto Naves, que ainda adiantou uma novidade para os moradores. “Em breve estaremos aqui novamente, porque esse bairro vai ganhar uma unidade de saúde”, revelou o chefe do Executivo. 

Outra inauguração
Mas não para por aí! O Bairro Campos Elísios ganha nesta quinta-feira, 23, o Cmei Dina Maria Miotto. Na unidade, haverá tanto estudo em horário parcial quanto integral – sendo 160 crianças no primeiro caso e 120 crianças em período integral.  No dia da inauguração, até o dia 30 de janeiro, será feitas as pré-matrículas para as vagas da unidade escolar. Para isso, o responsável deve levar documentos pessoais e da criança.

Estrutura
As duas creches vão contar com 1,2 mil m², dispondo de oito salas, laboratório de informática, sala de leitura, dois conjuntos de banheiros infantis e dois conjuntos para Portador de Necessidades Especiais (PNE), bloco administrativo (diretoria, secretaria, sala de professores, almoxarifado, banheiros e hall de entrada), pátio coberto, refeitório, bloco de serviço (cozinha, lavanderia, depósito de frios, perecíveis e roupas limpas, banheiros para funcionários e área externa de serviço), playground e estacionamento. “Sou professor e sei o quanto é importante uma infraestrutura como essa, onde o bem-estar e qualidade de ensino prevalecem”, diz o prefeito Roberto Naves. O valor de investimento, desde o início de cada uma das obras, foi de cerca de R$ 2 milhões.  

Vale ressaltar que ambas também vão ganhar playgrounds, instrumentos musicais e materiais lúdico/pedagógicos, assim como todas as outras unidades de educação infantil de Anápolis receberam no fim de 2019. A data para o início das aulas depende da seleção feita por sistema de pontos – que é controlado pelo Ministério Público (MP) e imutável.

Divulgação das vagas
Nesta segunda-feira, 20, também será divulgado o resultado geral do pré-escolar, fundamental (1º ao 9º ano), além de ensino Infantil 4 e 5 (antigo Jardim I e II). No dia 23, serão divulgadas as vagas da creche. Os resultados estarão disponibilizados no http://portaleducacao.anapolis.go.gov.br:8115/portal/ e quem não conseguir acessar pode buscar informações pelo telefones: 3902-1379/3902-2758

Até o dia 30 de janeiro, os responsáveis devem levar às unidades escolares: comprovante de endereço e RG do mesmo, além de certidão de nascimento da criança e, em caso de creche, cartão de vacinação da criança.

Nesse compasso, em breve serão inauguradas a Escola Municipal Cecília Meireles (Reny Cury), Escola Municipal Cora Coralina (Vivian Parque), uma unidade na Vila São Vicente (Igrejinha), além de cinco quadras cobertas espalhadas pela cidade.

Residencial Nova Aliança ganha Cmei