Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Residencial ganha novo espaço de lazer

22/05/2019 15h25 - Atualizado em 22/05/2019 15h34

Residencial ganha novo espaço de lazer

Espaço será reflorestado, terá iluminação nova, pista de caminhada, gangorra, balanço, balanço para deficientes, bicicletário, e academia ao ar livre

Foto: Renato Lopes - Dircom

Durante anos, um morador do Residencial Flamboyant, o seu Francisco, chamado de ‘Português’ pelos vizinhos – por sua nacionalidade –, cuidou de uma grande área pública da região, localizada na Avenida Hélio Ferreira da Cunha. Ele capinava o terreno, plantava árvores e sempre regava as plantas. Três anos após a sua morte, como forma de homenageá-lo, o prefeito Roberto Naves tomou a iniciativa de revitalizar o espaço que agora vai se chamar ‘Praça do Português’. Confira o projeto abaixo!

A ordem de serviço, que dá início às obras, foi assinada nesta quarta-feira, 22, e os trabalhos já começaram. A área, equivalente a 3.500 m², será totalmente reflorestada, receberá lâmpadas de LED, terá pista de caminhada, playground com gangorra, balanço e balanço para deficientes, além de bicicletário e academia ao ar livre, transformando o espaço em uma opção de lazer e bem-estar para os moradores. E o mais importante: com segurança. “A determinação do prefeito Roberto Naves é levar urbanização aos bairros mais distantes e melhorar a qualidade de vida do povo. Esse é o nosso objetivo”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Jakson Charles.

Fábio Jofre, morador do bairro há 10 anos, era amigo do seu Francisco. Ele contou que por muitas vezes viu o vizinho capinando a praça das 7h às 13h, e quando anoitecia, convidava as pessoas para ajudá-lo. “Muitas vezes eu vinha para cá e trazia água no carrinho de mão para regar as mudas. Mas tudo foi graças ao Português, por isso é uma justa homenagem”, contou. Sua expectativa agora é que a região seja valorizada. “Além do lazer, vai ser ótimo para quem tem lotes por aqui. Acredito que vai até incentivar o comércio e a construção de novas residências”, considerou o morador.

As árvores que o seu Francisco cultivou serão mantidas, mas para deixar o local ainda mais bonito, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai plantar mudas nativas do Cerrado como forma de valorização do bioma. “A partir do momento que nós fazemos a urbanização dessas praças, diminui a criminalidade, além de trazer qualidade de vida para o pessoal da região”, pontuou o diretor de Gestão Ambiental da Prefeitura, Fabrício Lopes.

A obra é da Prefeitura de Anápolis, mas se trata de uma compensação ambiental da empresa MRV Engenharia. Portanto, os recursos utilizados em sua execução, corresponde a R$ 167 mil, são de responsabilidade da empreiteira. O Executivo vai fazer a terraplanagem e o plantio de árvores, enquanto a empresa vai executar os outros serviços. A previsão é que seja concluída em dois meses.

Praça do Português
Endereço: Avenida Hélio Ferreira da Cunha, esquina com a Rua F-2, Residencial Flamboyant.

Confira o projeto:

Residencial ganha novo espaço de lazer