Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Recorde de inscrições no 25º Salão Anapolino de Arte

10/06/2020 17h51 - Atualizado em 10/06/2020 17h52

Recorde de inscrições no 25º Salão Anapolino de Arte

O 25º Salão Anapolino de Arte registra recorde de inscrições, superando os 800 participantes da edição anterior. São 1.178 artistas aptos a participar do processo de seleção, concorrendo a três prêmios de R$ 10 mil. Esta premiação é para os artistas inscritos na Mostra Nacional. Na categoria Fomento à Produção Anapolina, criada para estimular os jovens talentos da cidade, são quatro prêmios no valor de R$ 2.500,00.Com a crise provocada pela pandemia de Covid-19, todo o calendário de realização do 25º Salão Anapolino de Arte passou por alterações.

De acordo com o cronograma atualizado, a avaliação dos trabalhos e portfólios inscritos acontece entre 18 e 29 de junho, e a Comissão de Seleção se dedica à escolha dos 20 artistas da Mostra Nacional e aos quatro do Prêmio Fomento Anapolino, entre 2 e 5 de julho. Todo o processo se desenvolvevia internet. A divulgação da lista de selecionados é no dia 10. O lançamento da exposição acontece no dia 13 de agosto, em Anápolis, e em Goiânia, no dia 21 de novembro.

O secretário municipal de Cultura, Wilson Velasco, afirma que é um orgulho vivenciar a consolidação do Salão Anapolino de Arte, em Goiás e no Brasil, enquanto espaço de divulgação e valorização das artes visuais.O crescimento do evento, ano a ano, seu êxito como instrumento de estímulo e fomento à produção contemporânea fortalece a convicção de que vale a pena continuar lutando para mantê-lo e aprimorá-lo.

Com realização da Prefeitura de Anápolis/Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Associação dos Amigos da Galeria Antônio Sibasolly, mais uma vez o evento conta com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (edital 2018) para sua execução.

Os artistas podem conferir as suas inscrições no site inscricoes.anapolis.go.gov.br:8095/salaodearte/index.jsf. Com a realização da Prefeitura de Anápolis/Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Associação dos Amigos da Galeria Antônio Sibasolly, mais uma vez o evento conta com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (edital 2018) para sua execução.

Reconhecimento
Lançada no ano passado, a categoria Prêmio Artista Convidado apresenta, nesta edição, o goiano Siron Franco. Esta iniciativa vem em reconhecimentoà importante contribuição dos artistas goianos na projeção da arte contemporânea local em âmbito nacional e internacional. E, em contrapartida, é um mecanismo para enriquecer o acervo do Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa) com a aquisição de obras de expressiva importância artística e histórica, afirma o coordenador da Galeria Antônio Sibasolly e curador do Salão Anapolino, Paulo Henrique Silva.

Obs.: as datas previstas no calendário podem sofrer alterações de acordo com a situação em que se encontrar o país nos próximos meses em decorrência da pandemia do Covid-19.

Novo calendário do 25º Salão Anapolino de Arte