Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Qualificação profissional de mãos dadas com a solidariedade

05/10/2018 22h23 - Atualizado em 11/10/2018 07h42

Qualificação profissional de mãos dadas com a solidariedade

Formandos confeccionam mais de 400 peças para recém-nascidos que serão doados à Pastoral da Criança

Foto: Santiago Plata/Ascom

O encerramento, nesta sexta-feira, 5, dos cursos de corte e costura oferecidos pela Prefeitura em parceria com o Senai foi diferente. Além da tradicional entrega de certificados, os mais de 50 concluintes entregaram cerca de 400 peças para de recém-nascidos, confeccionados durante as aulas, para a primeira-dama Vivian Naves. As roupas serão doadas à Pastoral da Criança e instituições beneficentes. “Este trabalho de vocês é muito bonito. Estão todos de parabéns! Vamos juntos entregar essa doações a quem precisa?”, convidou a primeira-dama.

Além de destacar a importância da qualificação profissional, Vivian Naves ressaltou ainda a quantidade de vagas disponíveis no Sine (Sistema Nacional do Emprego). “A nossa política de emprego e de qualificação estão interligadas”, destacou. Somado a isto, ao conversar com os alunos, ela observou o quanto os cursos têm o objetivo de promover a reintegração das pessoas não apenas no mercado de trabalho, mas em uma vivência social. “Muitas me relataram, que antes de fazer o curso estavam com depressão, sentindo-se desmotivadas, e o quanto o curso melhorou a autoestima delas”, disse.

Qualificação

Após quase dois meses de cursos, os alunos já estão aptos a buscar a recolocação no mercado de trabalho, embora a maioria deles queira continuar a fazer novas qualificações. A ideia agora é aprofundar o conhecimento em ‘Corte e Modelagem’, curso que deve ser ministrado no início do próximo ano. As aulas aconteceram tanto no Senai, no bairro Jundiaí, quanto no Centro de Formação Profissional (Cenfor) do bairro Residencial das Flores.

Para a instrutora Gilne Gonçalves, uma das professoras que ministraram os cursos, e que atua na área há mais de 30 anos, cada encerramento é uma realização, ainda mais este em que a produção será doada às crianças carentes. “Observamos a gratidão das pessoas, tanto ao Senai quanto à Prefeitura. Estão se sentido cuidadas e amadas por esta gestão”, destacou.

Gilne Gonçalves também relatou: “São alunos que chegam aqui com sonhos, expectativas, e formamos uma nova família. São pessoas sedentas de conhecimento. É por isto que o papel da Prefeitura é fundamental, por garantir oportunidade de acesso a quem precisa”.

Qualificação profissional de mãos dadas com a solidariedade