Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Projeto Zatopek 2018 entrega troféus

05/12/2018 11h27 - Atualizado em 05/12/2018 11h35

Projeto Zatopek 2018 entrega troféus

Confira a lista dos destaques da competição que reuniu mais mil alunos da rede municipal de ensino

Foto: Santiago Plata - Ascom

A entrega dos troféus do Circuito Escolar de Corrida de Rua do Projeto Zatopek acontece no sábado, 8, a partir das 8h, na Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães, no Jardim Guanabara. Na ocasião, serão premiadas as unidades e os estudantes da rede municipal de ensino que se destacaram na competição ao longo de 2018, em provas de salto em distância, salto triplo, corridas de velocidade, fundo e meio-fundo, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura. Confira a programação logo abaixo.

Mais de mil alunos competiram e para chegar até esta cerimônia, o percurso foi longo. Isso porque o Projeto Zatopek, oferecido pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o circuito escolar em oito etapas. Os meninos e meninas correram para atingir uma zona de pontuação, que foi sendo creditada individualmente e para a escola de forma acumulativa. Ao término do ano, as três unidades de ensino e os alunos que somaram mais pontos serão agraciados com troféus.

As escolas campeãs em 2018 foram: Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães (1º lugar – 752 pontos), Escola Municipal Dona Alexandrina (2º lugar – 587 pontos) e Escola Municipal Raymundo Paulo Hargreaves (3º lugar – 547 pontos). Clique aqui e confira os 18 alunos que serão premiados no evento.

Este ano foi bastante produtivo, pois, além dos circuitos, 65 alunos foram selecionados para participar do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (Neae), do Projeto Zatopek. “A avaliação é muito positiva, pois só temos como atingir a qualidade, promovendo uma ação que tenha quantidade. Dentro do núcleo, temos um medalhista brasileiro no âmbito escolar, além de muitos outros que conquistaram grandes colocações em competições regionais e nacionais”, contou o coordenado do projeto, Marcos Bonfim.

Projeto Zatopek

O projeto, que incentiva a prática esportiva e contribui para a descoberta de novos talentos, atende cerca de mil crianças e adolescentes das escolas municipais de Anápolis e ainda treina 75 adolescentes do Neae nas categorias de salto a distância, salto triplo, corridas de velocidade, fundo e meio-fundo, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura.

As atividades do Zatopek contam com duas frentes. A primeira relacionada às competições interescolares envolvendo alunos das redes municipal, estadual e privada. Uma vez por mês as escolas se encontram para disputar provas de fundo, que variam de 1.609 metros a 6 km. Por intermédio desta competição os estudantes ranqueados podem participar do Neae. A segunda frente trata-se da equipe que cuida dos alunos/atletas que se destacam no circuito escolar e que, posteriormente, formam o Núcleo de Excelência.

Os treinos acontecem três vezes por semana na pista da UniEVANGÉLICA e em estradas vicinais do município. Esta última é feita para melhorar a respiração cardiorrespiratória e evitar que os atletas sofram lesões durante o treinamento.

Para tanto, a Prefeitura de Anápolis disponibiliza profissionais para que o treinamento seja completo. Técnicos, auxiliares, nutricionista, fisioterapeuta e fisiologista realizam atendimentos durante o treino e acompanham o desenvolvimento dos competidores. Ainda na programação os responsáveis pelo projeto realizam nas terças e quintas-feiras uma triagem nas escolas municipais com o intuito de descobrir novos talentos.

Programação:

8h – Apresentação de ginástica artística;

8h30 – Coffebreak;

9h – Cerimônia de entrega de troféus;

9h30 – Apresentação do Raga Luke e os B-boys “Break não pára”.

Serviço:

Entrega de troféus do Projeto Zatopek

Data: 8 de dezembro de 2018 (sábado).

Local: Escola Municipal Jair Ribeiro – Rua Senador Paranhos, Jardim Guanabara.

Mais informações: 3902-1026

Projeto Zatopek 2018 entrega troféus