Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Projeto oferece consultoria aos grupos de teatro da cidade

08/08/2019 15h12 - Atualizado em 08/08/2019 15h22

Projeto oferece consultoria aos grupos de teatro da cidade

A iniciativa contemplada pelo Fundo de Cultura dá atenção especial ao desenvolvimento das companhias cênicas

Foto: Paulo Giovanni

O projeto Tricotando Histórias promove consultoria nesta semana aqui na cidade. O ponto alto será uma roda de conversa que acontecerá nesta sexta-feira, 09, na sede da Escola de Teatro de Anápolis (ETA). O projeto é uma iniciativa da Tricô Produções e o investimento é do Fundo Municipal de Cultura (FMC) da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Cultura e apoio do Conselho Municipal de Cultura.

O objetivo dos grupos cênicos que se lançam ao desafio da produção de espetáculos é o ponta pé inicial do projeto Tricotando Histórias. Durante essa semana, as companhias teatrais de Anápolis têm feito consultorias com o professor e diretor, Ribamar Ribeiro. Ele já atendeu grupos locais como Matula Cênica, Tricô e a Companhia Anapolina de Teatro (CAT). Amanhã, às 16h30, acontecerá a roda de conversa com o tema “A criação artística no teatro de companhia” que será gratuita e aberta tanto para pessoas interessadas, quanto para artistas que já desenvolvem a produção cênica.

A consultoria prioriza aspectos como a linguagem dos grupos, sonoplastia, dramaturgia e outros elementos. “O investimento do FMC e a iniciativa dos projetos alcançaram um aprofundamento da formação artística com a produção cultural de forma a expandir os horizontes para o que há de atual no mundo das artes cênicas”, destaca a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro.

Formação
O diretor carioca Ribamar Ribeiro tem contribuído grandemente com o setor teatral em Anápolis. Com a CAT, atuou na montagem do espetáculo “Deixa que eu conto” que tem circulado no município e até por cidades de outros estados desde 2017. Ribamar é ator, diretor, dramaturgo e sonoplasta. Na carreira, conta com mais de 40 espetáculos teatrais, atuou com artistas como André Paes Leme, Marília Martins, José da Costa e Nanci de Freitas e Antônio Abujamra.

Foi contemplado com mais de 40 prêmios em todo o Brasil, entre eles, do Festival Internacional de Teatro Latino-americano, em Lima no Peru. Ministrou oficinas e palestras em instituições como a FunArte, Senac, Sesc, UniRio e UFBA. “Penso que o foco para os grupos anapolinos é a circulação dos espetáculos produzidos, sendo uma forma de aprendizado e também de levar a linguagem desenvolvida para outros contextos culturais”, enfatiza Ribamar.

Roda de Conversa: “A criação artística no teatro de companhia”
Dia: 09 de agosto de 2019 (sexta-feira)
Local: Escola de Teatro de Anápolis
Endereço: Rua Pereira do Lago, Qd. 44 Lt. 13 – bairro Jundiaí