Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Projeto Educanvisa encerra atividades neste ano

06/12/2017 17h20 - Atualizado em 08/12/2017 12h23

Projeto Educanvisa encerra atividades neste ano

Professores ensinam crianças sobre o uso adequado de produtos de interesse à saúde

Terminou na quarta-feira, 6 o quinto módulo do projeto Educanvisa (Educação em Vigilância Sanitária) que foi desenvolvido no segundo semestre deste ano com a participação de  60 professores da rede municipal de ensino. O encerramento das atividades aconteceu no auditório da Faculdade Fama, parceira da iniciativa, com palestras educacionais.

Cada professor trabalhou em média com 25 crianças na sala de aula, que levaram os temas para discutir com sua família, evitando assim uma série de agravos a saúde da população, por uso inadequado de produtos como medicamentos, cosméticos e demais produtos de interesse à saúde. Quanto aos alimentos, os alunos receberam orientações sobre a leitura dos rótulos e identificação de aditivos e nutrientes que causam danos ao organismo.

Ao longo deste semestre também foram discutidos temas como saúde e educação, destacando a importância da aproximação entre essas duas áreas; vigilância sanitária, discorrendo sobre o conceito, a história e a abrangência desse campo do conhecimento; medicamentos e uso racional, ressaltando os riscos associados ao consumo inadequado e à automedicação; e alimentação saudável e influência da propaganda no consumo de alimentos e de medicamentos.

O Educanvisa projeto educativo da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, que se destina à promoção da saúde e de prevenção de doenças, cuja ideia central é prevenir sobre os riscos e os danos associados ao uso inadequado de produtos sujeitos ao controle.