Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Projeto de lei que regulamenta Assistência Social segue para análise no Legislativo

16/10/2019 17h47 - Atualizado em 16/10/2019 17h51

Após ampla discussão na 12ª Conferência de Assistência Social, projeto de lei será analisado por vereadores

Foto: Gislaine Matos - Dircom

O encontro que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16, no Abrigo dos Velhos, contou com uma surpresa. Após aprovação do prefeito Roberto Naves, e parecer jurídico da Procuradoria Geral do Município, secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizânia Lobo, anunciou que a lei que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) será encaminhada pelo prefeito nos próximos dias para a Câmara Municipal para ser analisada e votada pelos vereadores.

“A política de assistência social nacional foi garantida há 26 anos e o município não havia regulamentado, agora sim, graças ao prefeito Roberto Naves e a primeira-dama, Vivian Naves. A regulamentação garante a continuidades das políticas públicas para as futuras gerações”, destacou a secretária enfatizando os grandes avanços que a pasta teve nos últimos anos.

No segundo momento do evento, organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura, a palestrante, mestre em Serviço Social e vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Heloíza Alves, falou sobre os quatro eixos: assistência social como direito do povo e dever do estado, financiamento, Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com participação social e aumento das desproteções sociais nos municípios. “É um momento importante em que debatemos   essa política publica e não retroagirmos, na garantia do financiamento e do direito social”, destacou Heloíza.

Em seguida, quatro grupos foram formados para a discussão e elaboração das propostas que serão encaminhadas pelos seis delegados nomeados hoje, para a Conferência Estadual que ocorre ainda este ano.