Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Projeto Assessoria de Corrida melhora qualidade de vida

10/10/2018 17h30 - Atualizado em 10/10/2018 17h39

Projeto Assessoria de Corrida melhora qualidade de vida

Atletas que participam do projeto também compartilham depoimentos de vitórias na vida pessoal e em competições

Foto: arquivo pessoal

Há aproximadamente um ano, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, criou o programa Assessoria de Corrida, que tem com objetivo atrair adeptos do esporte interessados em desenvolver o bom condicionamento e melhorar o seu desempenho em competições. Ao longo desse período, o projeto, que conta 40 alunos atualmente, tem se mostrado um verdadeiro sucesso, já que os participantes estão conquistando vitórias em corridas e até mesmo na vida pessoal.

É o caso da cabeleireira Irene Gomes de Freitas, que há 10 meses está frequentando as aulas. Ela, que conheceu o projeto por meio de uma amiga que também participa, não tinha condicionamento físico para correr e hoje tem competido nas provas do Circuito Anapolino de Corrida de Rua. “Estou  muito  feliz com o meu desempenho. E não é só isso! Já consegui eliminar quatro quilos, o que é muito gratificante. O meu corpo é outro. Sinto-me mais ativa”, contou a atleta, que sonha em conquistar o pódio.

Desde o início do projeto, Raimunda Valeriana frequenta as aulas. Um ano pode parece pouco tempo, mas nesse período ela já foi destaque no Circuito Anapolino oito vezes em sua categoria, ganhou seis medalhas de ouro, e, recentemente, participou de uma maratona de 42 quilômetros em Foz do Iguaçu (PR). “Uma coisa é  apenas treinar e outra é  executar  a corrida com qualidade, técnica correta e resistência. É isso que aprendemos na Assessoria de Corrida”, garantiu a atleta.

O universitário Marcos Henrique ficou sabendo do projeto há sete meses, assistindo uma reportagem no telejornal sobre o tema, e, desde então, também está participando. Quando o jovem começou a treinar, completou a prova da 1ª etapa do Circuito Anapolino de Rua em 29’00”. Já na 5ª etapa, que aconteceu no dia 30 de setembro, ele conseguiu concluí-la em 20’42”. “A minha resistência, velocidade e flexibilidade melhoraram absurdamente. É uma grande diferença para uma prova de velocidade”, comemorou Marcos.

Para alcançar a boa performance no esporte, os treinamentos são voltados para correção da postura, fortalecimento muscular – especialmente a musculatura que envolve a corrida –, técnicas de movimentos, controle respiratório, tática de desempenho, controle dos esforços, além do aumento da resistência, velocidade, potência, agilidade, coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. Os professores ainda acompanham os índices corporais dos alunos, como glicemia e triglicerídeos, e fazem um trabalho psicológico orientando-os como trabalhar em grupo e estimulando o reforço positivo, a autoconfiança, a superação, a autoavaliação e a motivação intrínseca e extrínseca.

“Percebo grandes melhoras em poucas semanas e que perduram por muito tempo, especialmente naqueles mais assíduos. Tem ajudado bastante no controle de peso, na satisfação pessoal, na autoimagem, no humor e, é claro, no desempenho”, destaca o analista de Esporte e Lazer, Leandro Barbosa, que ministra as aulas de corrida pela Secretaria Municipal de Esportes. “Comece a ser hoje quem você quer ser daqui para frente. Venha para o nosso grupo de corrida”, convida o professor.

Participe

As aulas acontecem toda segunda, quarta e sexta-feira, com turmas às 7h e às 8h, no Ginásio Internacional Newton de Faria. Para participar é necessário apenas ter idade acima de 12 anos e ser morador de Anápolis.

Podem ser feitas aulas experimentais desde que o participante assine um termo de responsabilidade. Para efetivar a matrícula é necessária a apresentação de atestado médico, comprovante de endereço e cópia de documento de identificação. Os interessados devem entrar em contato com o professor Leandro Barbosa, pelo telefone 3902-1197 ou pelo e-mail leandrosouza@anapolis.go.gov.br.