Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Programa potencializa desenvolvimento na primeira infância

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

11/09/2019 10h47 - Atualizado em 11/09/2019 10h52

Programa potencializa desenvolvimento na primeira infância

Lançado em maio de 2019, projeto da Prefeitura de Anápolis já acolhe mais de 70 famílias para acompanhar crescimento de crianças

Foto: Renato Lopes - Dircom

Quem vê hoje o Henzo, 2 anos, não imagina como ele era inquieto há três meses. A mãe, Doralice de Souza, conta que o filho não se concentrava nas brincadeiras e sempre estava correndo de um lado para o outro. “Agora, ele senta, pega nos brinquedos e fala algumas palavras. Coisas que não fazia até pouco tempo”, afirma. A mudança aconteceu depois que a família começou a receber visitas semanais da equipe do Programa Criança Feliz, da Prefeitura de Anápolis.

Terça-feira, 10, aconteceu mais um acompanhamento. Foi só a visitadora Miréia aparecer no portão, que ele ficou eufórico. Pegou na mão dela, levou para a sala, sentou no tapete e chamou para a brincadeira. Henzo não perdeu tempo! Sabe que os encontros, com duração de 40 minutos, são valiosos.

Da mochila, ela tirou três copos coloridos e algumas tampinhas de garrafa pet. A atividade consiste basicamente em pedir para a criança interagir com o que estava na sua frente. Pode parecer simples, mas o método, intitulado Care for Child Development (CCD), estimula o lado cognitivo logo na primeira infância, ajudando na concentração, na melhora das habilidades sensoriais e na interação com outras pessoas, sem contar que, futuramente, vai influenciar no aprendizado do pequeno.

Enquanto ele cumpria a missão que lhe foi dada, Doralice contava para a visitadora o dia a dia do filho. “O Henzo tem melhorado bastante. Estou muito feliz”, compartilhou. Mas, ele não é o único. “Eu, como mãe, também tenho aprendido demais com essas visitas. Tenho uma filha já adolescente, mas parece que com cada um é diferente”, relatou a mãe que já tem um vínculo com a visitadora que sempre esclarece dúvidas e dá dicas de como potencializar o progresso dele.

Além da família do Henzo, mais 70 estão pactuadas e recebem o apoio. “Temos muitos relatos positivos. Responsáveis que vêm até nós, por meio de demanda espontânea, para participar porque já estão vendo os bons resultados dos seus vizinhos”, conta a diretora de Proteção Básica, Flávia Xavier. Para participar, é preciso ser cadastrado no CadÚnico ou vinculado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) – para pessoas com deficiência.

Programa
E mesmo com avanços significativos, o Criança Feliz acontece há pouco tempo em Anápolis. Lançado em maio de 2019 pela primeira-dama Vivian Naves, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento adequado entre meninos e meninas de zero a seis anos. Na prática, isso acontece por meio de visitas domiciliares de psicólogos e pedagogos, além de ações integradas nas áreas de educação, saúde, justiça e assistência social. Tudo coordenado pela Luciana Blower.

“Eu e o Roberto [prefeito] somos pais de quatro meninas e entendemos como é importante ter o apoio para que elas tenham educação, saúde e todas as condições para crescerem bem. Sabemos que não é fácil educar um filho e por isso estamos aqui para ajudá-las”, disse a primeira-dama Vivian Naves.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizania Lobo, as visitas domiciliares são fundamentais para a aproximação da rede de proteção com as famílias. “Além de todo o suporte dado à criança, esse programa também nos ajuda a identificar outras situações. Assim, direcionamos a família para outros serviços sociais que nós oferecemos”, acrescentou.

Saiba mais
O Programa Criança Feliz surgiu como uma importante ferramenta para que famílias ofereçam aos pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral. Se trata de uma estratégia alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância, que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Objetivos 
- Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;
o Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;

- Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;

- Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem;

- Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias

Público-alvo
a) gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias cadastradas no CadÚnico;

b) crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do BPC;

Serviço:

Programa Criança Feliz
Contato: 30902-2029/ 1727
Endereço: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Rua General Joaquim Inácio, 206, Centro.

Programa potencializa desenvolvimento na primeira infância