Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Programa Bombeiro Mirim forma 52 jovens

04/12/2018 08h47 - Atualizado em 04/12/2018 08h48

Programa Bombeiro Mirim forma 52 jovens

A solenidade, que aconteceu nesta segunda-feira, 3, no Teatro Municipal, contou com a participação do prefeito Roberto Naves

Foto: Paulo Giovanni/Ascom

A noite da segunda-feira, 3, foi inesquecível para os 52 alunos da 15ª turma do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) – Escola de Civismo e Cidadania. É que na ocasião, aconteceu a formatura do grupo, no Teatro Municipal. A solenidade, promovida pela Prefeitura de Anápolis, em parceria com o 3º Batalhão do Bombeiro Militar, emocionou os familiares que acompanharam de perto toda a trajetória até chegarem a essa conquista.

A Jaqueline Damasceno foi acompanhar a formatura do afilhado Guilherme. De acordo com ela, o jovem amadureceu bastante depois que se tornou bombeiro mirim. “Ele melhorou demais. Sinto muito orgulho dele. Acredito que quem participa deve aproveitar muito essa oportunidade”, disse.

Para o bombeiro mirim Felipe Augusto dos Anjos o momento representou a conclusão de uma etapa de grande aprendizado em sua vida. “Foi bom, aprendi a fazer várias coisas novas que podem me ajudar no futuro, como salvamento aquático e a ajudar quem precisa. Estou feliz porque foi uma oportunidade única e levarei coisas para a vida inteira”, compartilhou o jovem.

Na ocasião, o prefeito Roberto Naves, que esteve prestigiando os formandos, disse que o curso Proebom contribui para a formação no quesito escolar, mas, sobretudo, no caráter dos jovens. “O mais importante ninguém vai colocar em um papel, mas vocês irão carregar na cabeça e no coração o resto da vida, que é aprender a respeitar o próximo, a viver em coletividade e estender a mão para o outro”, pontuou o prefeito. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizania Lobo, também reforçou o papel social do projeto. “O Bombeiro Mirim leva os jovens a ter experiências construtivas, desenvolvendo o protagonismo juvenil”, afirmou.

O curso

O programa contribui para a formação de adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A Secretaria Municipal de Esportes também participa ativamente deste projeto, disponibilizando servidores para atuar nas atividades desportivas.   Além disso, a Prefeitura é responsável pelo fornecimento de alimentação, materiais didáticos e cozinheiras.

O Proebom, que já atendeu mais de 1,3 mil alunos ao longo de seus 12 anos em Anápolis, tem como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação dos jovens, complementar a formação tradicional com atividades de conscientização ambiental, culturais, acompanhamento escolar, além de práticas esportivas (natação, xadrez, futebol, voleibol e peteca) e sócio-recreativas (palestras e filmes). Integram o currículo aplicado aos alunos noções de trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas e noções de informática

Com este projeto, os jovens que admiram a profissão têm a oportunidade de vivenciar a rotina dos bombeiros militares, ao mesmo tempo em que participam de cursos de formação valorizando a consciência ética, a pluralidade cultural, a importância dos estudos, a saúde corporal e a orientação cívica cidadã.

Em Anápolis o Proebom funciona anualmente, dividido em duas turmas, com aulas no período vespertino. A primeira turma participa do programa de fevereiro a dezembro de cada ano e a segunda, de agosto a junho do próximo ano.

Para participar, fique atento ao site e às redes sociais da Prefeitura de Anápolis, que em breve será divulgado o novo prazo de inscrição. Siga: @prefanapolis.

Programa Bombeiro Mirim forma 52 jovens