Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Professores participam de oficinas de produção de vídeo e podcast

06/03/2020 17h13 - Atualizado em 06/03/2020 17h19

Professores participam de oficinas de produção de vídeo e podcast

Uso de tecnologias inovadoras em sala de aula foi assunto de workshop para profissionais da Secretaria Municipal de Educação

Como educadores podem usar a tecnologia para melhorar a aprendizagem dos estudantes? Esse foi o tema do workshop “#EmConexão: Tecnologias Inovadoras na Educação”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta quinta-feira, 5, que teve como objetivo apresentar novos recursos para auxílio pedagógico dentro da sala de aula.

Durante o encontro, os 60 professores promotores de inovação e assistentes tecnológicos da rede municipal participaram de oficinas sobre produção de vídeo e podcast. Os encontros aconteceram em dois turnos no Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cefope), para formar profissionais habilitados em diferentes plataformas digitais – o que já é muito consumido por crianças.

A jornalista e professora universitária Letícia Jury falou sobre o fenômeno de convergência que a sociedade experimenta diante dos avanços tecnológicos e mudanças sociais. “É fundamental levar isso para as escolas. Vivemos em um mundo tecnológico onde temos acesso à tecnologia o tempo inteiro. Uns com mais acesso e outros com menos, mas todos nós somos impactados direta ou indiretamente. Temos que nos apropriar desse meio para obtermos resultados diretos ligados ao cotidiano dessas crianças e adolescentes”, disse Jury.

“O aluno em sala de aula não é mais aquele passivo que fica apenas ouvindo o que o professor tem a dizer. Ele é alguém que interage, que está diretamente no processo de produção de conhecimento”, analisou a jornalista.

Para Silvia Magalhães, professora da Escola Presbiteriana Orvalho do Hermom, a aplicação de novas tecnologias é fundamental atualmente. “Estamos em uma era tecnológica, então é um atrativo a mais para tornar a aula dinâmica, mais participativa”, afirmou.

Segundo a diretora de Planejamento, Controle, Tecnologia e Inovação da Semed, Eva Cordeiro, o investimento em novas maneiras de entregar o conhecimento é fundamental para que a rede de ensino se mantenha atualizada. “Estamos em constante evolução. As mídias sociais não têm limites, os influenciadores conversam o tempo todo com nossas crianças, e precisamos levar essa evolução para a sala de aula. O professor só tem a ganhar, e os alunos mais ainda”, frisou Eva.