Carregando data e hora...

Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Procon divulga pesquisa de preços de materiais escolares

09/01/2013 16h09 - Atualizado em 09/01/2013 16h12

Procon divulga pesquisa de preços de materiais escolares

Lista está disponível no site da prefeitura e no órgão de defesa do consumidor

A Prefeitura de Anápolis, através da Coordenadoria do Procon, realizou uma pesquisa de preços de materiais escolares em oito papelarias da cidade. O objetivo é orientar a população quanto à variação dos custos dos itens mais exigidos nas listas. A pesquisa de preços foi realizada entre os dias 02 e 07 de janeiro. O material pode ser acessado através do site da Prefeitura ou no órgão de Defesa do Consumidor.

O item com maior oscilação é a régua plástica de 30 cm, que pode ser encontrada de R$0,30 a R$1,50 – com variação de 400% no valor.A caixa de giz de cera com 12 cores de uma mesma marca, pode ser encontrado de R$ 1,95 a R$ 6,00 – com variação de 224% no preço.

O apontador de lápis é outro item da lista de material escolar e apresentou uma grande oscilação de R$ 0,95 a R$ 2,90 uma variação de 205%. De acordo com o coordenador do Procon, Valeriano Abreu, a pesquisa tem o objetivo de orientar o consumidor para que faça uma boa compra. “O Procon deve atuar em favor do consumidor, através da divulgação dos preços, de maneira que dê a ele uma base para que na hora da compra adquira o produto de menor preço”, destaca.

Mensalidades

Todas as escolas sofreram reajuste nas mensalidades para o ano de 2013, no entanto, Valeriano Abreu acrescenta que parte delas promoveram o reajuste de forma ilegal. Neste caso, o Procon já esta fiscalizando e acompanhado o processo de legalização destas instituições.

Ele pede ainda que os pais estejam atentos a estes aumentos, que devem ser proporcionais aos gastos de custeios administrativos e pessoais, apresentados por meio de planilha com 45 dias de antecedência do início das aulas. “O reajuste das matrículas é lícito, mas é necessário que os pais tenham acesso aos gastos feitos pela escola e a estes aumentos”, diz.

Lista dos materiais escolares

Site desenvolvido por AFIXAR - Algo Diferente