Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura repassa recurso para unidades escolares

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

18/11/2019 10h15 - Atualizado em 18/11/2019 10h18

Prefeitura repassa recurso para unidades escolares

Pafie beneficiará 101 unidades escolares do município; verba é destinada para manutenção de unidades de ensino

Foto: Bruno Velasco - Dircom

Boas notícias para a educação. A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está repassando um recurso no valor total de R$1.000.083,00 para as unidades escolares da rede municipal de ensino. O valor – originado do Tesouro Municipal - é repassado por meio do Programa de Autonomia Financeira às Instituições Educacionais (Pafie), e beneficiará 101 unidades escolares da cidade. Esse é o maior repasse já realizado para as instituições de ensino por meio do programa.

O objetivo é que os gestores possam fazer a manutenção e pequenos reparos nas estruturas físicas, garantindo maior autonomia de gestão financeira às instituições educacionais públicas, para o ordenamento e execução de gastos rotineiros. "O mais importante desta ação não é apenas o recurso que chega para as escolas, mas sim a finalidade dessa verba, definida pelos gestores de cada unidade, que são as pessoas que conhecem de fato as necessidades ali. Enquanto muitos municípios estão cortando investimentos, em Anápolis estamos felizes em poder contribuir cada dia mais na educação das nossas crianças", disse o prefeito Roberto Naves.

A gestora da Escola Municipal Professor Ernst Heeger, professora Flávia Fernanda de Souza Silva, ressalta a importância do programa. “É importante e veio contribuir para a manutenção necessária e para o bom funcionamento da nossa unidade escolar. Foi um gesto de atenção e investimento da Prefeitura de Anápolis. É uma verba necessária que faz a diferença para as escolas”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Alex Martins, a autonomia das equipes gestoras e dos conselhos escolares é fundamental. “São os gestores e a comunidade escolar que conhecem melhor a melhor forma da aplicabilidade dos recursos”, afirmou. Desde o início desta gestão, em 2017, a Prefeitura já repassou R$ 3.604.992,42 em cinco parcelas por meio do programa. Cada unidade apresenta um plano de aplicação de acordo com suas necessidades, e após o monitoramento da Secretaria Municipal de Educação, é autorizado o repasse.