Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura recupera erosão no Arco Verde

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

08/02/2018 14h48 - Atualizado em 08/02/2018 14h52

Prefeitura recupera erosão no Arco Verde

No local, uma caixa de contenção já está quase pronta para ser ligada à nova rede

Um trabalho de drenagem para canalizar água da chuva para o leito do Córrego está ocorrendo em parte da Avenida Federal, localizada na Vila Formosa – eliminando os riscos de desabamento do trecho que fica entre o bairro e o Jardim Arco Verde. Serão três novas bocas de lobos. Já o projeto para conter a erosão localizada na mesma rua, um pouco à frente, que toma conta da região há décadas e cujo investimento é milionário, está em fase de finalização. Os recursos serão buscados no Ministério das Cidades. 
 
O que muitos moradores não sabem é que o simples entupimento de uma boca de lobo pode ser a mola propulsora, ao longo dos anos, para que uma erosão se torne um problema de dimensões de dezenas de metros. Inclusive, essa é a principal hipótese para o início dessa cratera – que engoliu parte da rua e expôs moradores ao perigo. Entretanto, a Prefeitura vem evitando o agravamento, iniciando a recuperação dos danos estruturais, que causaram prejuízos e dos impactos ambientais, que penalizavam um afluente do Córrego Góis com seu assoreamento. No local, uma caixa de contenção já está quase pronta para ser ligada à nova rede.
 
Outros pontos 
Desde o ano passado, a Prefeitura vem recuperando erosões e outros danos provocados, principalmente, pelo subdimensionamento ou inexistência da rede de água pluvial. Em alguns deles, a situação esteve crítica, como na Rua 6, na Vila Santa Maria, e na Rua Daniel da Cunha, no Bairro Arco-Íris. Ambos foram recuperados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.
 
Na Rua PSJ 10, no Bairro São Jerônimo, o socorro veio para restaurar a rede e recuperar as vias. Mas, na Rua Albertina de Pina, o trabalho foi dobrado, já que demandou por duas intervenções, no Jardim Alexandrina e na Santa Izabel, por onde se estende a rua.
 

Prefeitura recupera erosão no Arco Verde