Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura realiza limpeza de córregos

12/09/2017 18h01 - Atualizado em 12/09/2017 18h03

Prefeitura realiza limpeza de córregos

Trabalho vai minimizar transbordamentos

Os córregos se contorcem diante do assoreamento que desidrata os cursos d’água nesse momento de estiagem. Mas para evitar um cenário ainda pior, quando a paisagem se modifica na estação chuvosa e a calha dos rios, geralmente, não comporta o volume das águas, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos está fazendo correções no leito dos mananciais e coletando resíduos sólidos. O objetivo é agir rápido, antes das primeiras chuvas.

Desde a última semana, as máquinas da Prefeitura estão retirando a areia oriunda das margens desprotegidas. Mas, além disso, muitas e perigosas fontes de poluição estão sendo recolhidas. Há de tudo: pneus velhos, sofás e utensílios fora de uso, com repercussão na vida das comunidades ribeirinhas, que são bastante afetadas pelo volume de água, de sujeira e suas consequências.

“Está fazendo na hora certa. Daqui há pouco vem a chuva”, relatou o pensionista Omildo Modesto Soares, 75. “Já sofri demais com enchente”, completou o proprietário de uma casa no Setor Jamil Miguel, às margens do córrego das Antas, que foi a primeira área atendida.

Nesse momento, o trabalho está sendo feito na Vila Santa Maria, em outro trecho do Córrego das Antas, que sofrerá intervenção, também, no centro. O trabalho continua, no Córrego Catingueiro (Jardim Petrópolis), no Córrego da Matinha (Vila Santa Izabel), entre outros. Para o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Vinícius Alves de Souza, a ação irá minimizar a possibilidade de transbordamentos. “Estamos atuando de forma preventiva para evitar maiores prejuízos durante as chuvas”, determinou.

Prefeitura realiza limpeza de córregos