Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura promove qualificação gratuita

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

23/08/2019 15h15 - Atualizado em 23/08/2019 15h21

Prefeitura promove qualificação gratuita

Cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas, de curta e longa duração, são disponibilizados sem custos à população

Mais de 6,7 mil jovens e adultos já passaram pelas unidades do Centro de Formação Profissional (Cenfor) da Prefeitura de Anápolis, onde se qualificaram gratuitamente em áreas voltadas à prestação de serviços, comércio e indústria. O projeto é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, e a localização das unidades é estrategicamente fora da zona central do município.

 

“Descentralizar o acesso à qualificação profissional é uma das premissas da atual administração. Por isso, o prefeito Roberto Naves decidiu consolidar o projeto nos bairros Jardim Tesouro, Residencial das Flores e Industrial Munir Calixto”, explicou a diretora de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria, Letícia Jury. Nestes locais, quando o assunto é oportunidade, as pessoas não costumam ter tanta facilidade quanto as que residem mais próximas da região central do município. 

 

Moradora da Vila Formosa, Ariane Torres Dias está concluindo o curso de massagem terapêutica no Cenfor do Jardim Tesouro e elogiou a organização e a qualidade dos serviços oferecidos. “O curso que escolhi é rápido, apenas dois dias, mas foi bastante intenso. Teve muita prática e o espaço é bem organizado”, comentou ela, que pretende se qualificar ainda mais com a abertura de novas turmas no segmento de beleza e estética. 

 

Na unidade, além do curso de massagem, está sendo ministrado o de técnicas de vendas. Já no bairro Industrial Munir Calixto, os cursos em andamento são de corte e costura, modelagem e mecânica de automóveis. No Residencial das Flores, o foco é em qualificação de eletricista predial, auxiliar de recursos humanos, administrativo e oratória. Para se inscrever ou conhecer os cursos ofertados, basta comparecer nas unidades do Cenfor nos bairros ou entrar em contato com o Espaço da Oportunidade pelo número (62) 3902-1514.

 

A previsão de abertura de novos cursos é para outubro próximo, quando deverão ser ministrados o de barbearia, corte de cabelo, modelagem e henna para sobrancelhas, manicure e pedicure, maquiagem e também penteados.

 

Ações integradas e investimento constante

O Cenfor atua de maneira integrada ao Sistema Nacional de Empregos (Sine), ofertando cursos de acordo com as demandas do mercado, além de lançar mão de parcerias com instituições do Sistema S, como o Senai.

 

E não se trata de uma iniciativa isolada, a Prefeitura de Anápolis tem investido constantemente em ações de fomento à geração de emprego e renda. A última novidade foi o início do projeto do polo industrial municipal, que deve começar a receber empresas já no próximo ano. Com localização também estratégica, lá na região norte da cidade, o novo polo irá gerar milhares de empregos.

 

Outra iniciativa de peso foi a consolidação do GraduAção, que concede bolsas de estudo universitárias para estudantes de baixa renda, evitando a evasão dos estudos por dificuldades financeiras. O apoio também ocorre no momento de ingresso no ensino superior, por meio do Programa PreparAção, que só neste ano abriu 600 vagas para ajudar os jovens a passar no vestibular. 

 

Sem contar os cursos e palestras, também gratuitos, lá da Fábrica do Empreendedor, que qualifica e prepara quem quer se tornar empresário ou quem já é. Lá, são mais de mil atendimentos por mês. 

 

Também entra para a lista de ações em prol do avanço socioeconômico da cidade a simplificação do Alvará de Funcionamento, que antes demorava meses para ser emitido e demandava renovação anual, empacando a abertura de novos negócios. Agora, a lista de itens necessários para dar entrada pela primeira vez no Alvará foi reduzida drasticamente.

 

Esta política de desenvolvimento adotada pela Prefeitura de Anápolis reflete diretamente nas estatísticas de geração de empregos. Anápolis ocupa o 3º lugar no ranking de cidades que mais geram novos vagas no estado