Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura lança a campanha Novembro Azul

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

10/11/2017 15h02 - Atualizado em 10/11/2017 15h03

Prefeitura lança a campanha Novembro Azul

Ações de saúde e de prevenção ao câncer de próstata acontecem durante todo o mês

A campanha Novembro Azul foi lançada oficialmente nesta sexta-feira, 10, na Unidade de Saúde Ilion Fleury, no Bairro Jundiaí. Após ouvir relatos de incentivos à necessidade de fazer exames pelo prefeito Roberto Naves e também de história de vida de parentes de vereadores, quem esteve no posto de saúde pode se servir de café de manhã antes de ser assistido por profissionais da saúde. Compareceram também à cerimônia, a primeira-dama Vivian Naves e a secretária municipal de Saúde, Luzia Cordeiro. 
 
“Mesmo não tendo completado 40 anos, eu já fiz o exame de sangue (PSA) para saber como estava meu estado de saúde. Eu aconselho a todos os homens que façam isso e, todo o tipo de acompanhamento, como a coloração da urina, dores, ou outros sintomas devem ser observados para prevenir do câncer”, incentivou, o prefeito. 
O vereador Leandro Ribeiro relatou que, há dois anos, o próprio pai teve complicações de saúde, sendo obrigado a extrair a próstata. “Foi por puro preconceito, por medo de ir ao médico que a situação do meu pai chegou a esse ponto. Isso demonstra a importância da mudança de comportamento dos homens, através de campanhas como essa”, relatou.
 
Valdenir Mourato, 70, aposentado e morador da Vila Nossa Senhora D’Abadia, atendeu ao chamado da campanha e destacou a importância da sociedade compreender a importância das informações que estão sendo repassadas. “Essa é a primeira vez que procuro o Sistema Único de Saúde. Foi o Novembro Azul que me despertou", admitiu.
 
As ações de saúde e prevenção ao câncer de próstata começaram no último dia 7 e vão continuar durante todo o mês.
 
Confira a programação: