Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura investe em educação no trânsito para formar adultos responsáveis

13/04/2018 23h12 - Atualizado em 13/04/2018 23h20

Prefeitura investe em educação no trânsito para formar adultos responsáveis

Projeto Escolinha Municipal de Trânsito ensina de forma lúdica como pedestres e motoristas devem se comportar

Foto: Santiago Plata - Ascom

Orientar e conscientizar os estudantes da rede municipal de ensino a como agir em vias públicas. Este é o objetivo da Escolinha Municipal de Trânsito, da Prefeitura de Anápolis, promovida pela Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) em unidades da rede pública de ensino. O trabalho foi realizado na quinta-feira, 12, na Escola Municipal Dr. Anapolino Silvério de Faria, onde 625 estudantes se divertiram ao aprender de forma lúdica como devem se comportar no papel de pedestres e, futuramente, no de motoristas.

Um circuito foi montado simulando ruas e avenidas. A partir daí, os agentes da CMTT fizeram uma dinâmica com os alunos, onde eles puderam circular pelo trajeto. Foi então que eles viram como as Leis Brasileiras de Trânsito são aplicadas na prática. Liliane Vitória é deficiente auditiva e cursa o 5º ano na escola. O que mais chamou a sua atenção foi o semáforo e, junto com a sua professora intérprete, fez questão demonstrar em Libras quais eram as cores que apareciam.

Orientações básicas de como se comportar também foram repassadas. E para dar continuidade a este trabalho, na próxima quinta-feira, 19, a equipe da CMTT retornará à escola para entregar a todos os alunos a carteirinha do projeto “Agente Mirim”, que mostra que eles mesmos são multiplicadores de boas ações e, por isso, serão como verdadeiros fiscais. “Nós pedimos para que eles observem os seus responsáveis quando estão dirigindo, e os advirtam, por exemplo, se atenderem ao telefone”, explicou o gerente de divulgação da Diretoria de Educação no Trânsito, Idan Brandão.

“Estes programas visam conscientizar as crianças como cidadãos, no seu dever de respeitar os limites e entender que a sociedade precisa de regras”, afirmou o coordenador técnico da escola, Márcio Robson Ribeiro, ao frisar a importância de projetos como esse na educação básica.

Prefeitura investe em educação no trânsito para formar adultos responsáveis