Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura intensifica fiscalização para coibir abusos

08/03/2018 15h04 - Atualizado em 08/03/2018 15h31

Prefeitura intensifica fiscalização para coibir abusos

Trabalho é feito em parceria com MP, polícias Militar e Civil, e Bombeiros; objetivo é reduzir as ocorrências, que ultrapassaram 7200 em um ano

Entre janeiro de 2017 e o início de março desse ano, foram registradas mais de 7.200 ocorrências de perturbação sonora em Anápolis. Som automotivo e som mecânico em casas são os principais vilões, com 3.316 e 2.408 reclamações registradas. Os números são do Observatório Municipal de Segurança da Prefeitura, que intensificou o trabalho dos agentes de fiscalização urbana com a Operação Legalidade, feita em parceria com órgãos como Ministério Público, polícias Militar e Civil, e Bombeiros, que visam os locais onde a situação é mais recorrente.

Para o responsável pela Fiscalização Urbana no município, Sargento Pereira Júnior, um dos grandes obstáculos para a manutenção do sossego ainda é a falta de consciência de algumas pessoas. “É importante ter consideração para com o vizinho, temos que entender que ele é o parente mais próximo. Então, melhor ter bom senso antes de fazer um barulho que chega a perturbar”, diz Pereira Júnior, ressaltando que aqueles que sofrem com problemas rotineiros devem procurar pessoalmente a Fiscalização Urbana, que fica na Antiga Faiana.

“Quando o morador vem aqui pessoalmente, é melhor já que podemos traçar uma estratégia para resolver a situação que o incomoda. Queremos garantir o bem-estar, se o pedido dos agentes de fiscalização urbana não for atendido por quem incomoda, temos que levar o assunto até as autoridades policiais. O que não podemos é deixar as pessoas serem prejudicadas”, explica Pereira Júnior.

O bom senso, reforça o responsável pela fiscalização urbana, é a chave para se evitar a perturbação sonora, já que não está proibida a realização de festas ou confraternizações, desde que estejam dentro das normas. No período diurno, é tolerável o nível de barulho até 75 decibéis. Das 19h às 22h, o nível cai para 70 decibéis e depois das 22h, o barulho não pode ultrapassar 60 decibéis.

Outras ocorrências

Além do incômodo produzido por som automotivo em residências, e por moradores que exageram no volume dentro de casa, a poluição sonora provocada por bares também aparece com destaque no levantamento. No total, foram 324 registros dessa natureza. Chamados por barulho em estabelecimentos comerciais, som automotivo em vias públicas, volume alto em igrejas, casas de shows e boates completam a lista. A maioria das reclamações chega via telefone, pelos números 3902-1066 e 3902-1339, que funcionam 24 horas por dia.

Denúncias e reclamações
Fiscalização Urbana