Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura inaugura unidade no distrito de Goialândia

16/05/2018 16h57 - Atualizado em 17/05/2018 07h28

Prefeitura inaugura unidade no distrito de Goialândia

O espaço oferece acesso gratuito à internet e a realização de projetos que estimulem a inclusão digital de crianças, jovens, adultos e idosos

Foto: Daniel Carvalho/Ascom

O distrito de Goialândia ganhou, nesta quarta-feira, 16, uma unidade de Telecentro Comunitário que, para quem não sabe, é um espaço público criado para que a população tenha acesso gratuito à internet. No espaço estão instalados oito computadores para acesso livre da comunidade quanto para implantar os projetos de educação e inclusão digital direcionados às crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos. Na última sexta-feira, dia 11, também foi inaugurado o Telecentro do Centro de Convivência do Idoso. A expectativa da administração municipal é inaugurar ainda neste semestre mais três telecentros - na Vila Formosa, Vila Mariana e Vila Jaiara.

O Telecentro de Goialândia é um dos muitos benefícios que o distrito vem conquistando no último ano, ressaltou o subprefeito José Guedes. Ele destacou a atenção que o prefeito Roberto Naves e o vice-prefeito Márcio Cândido dedicam à localidade. “Hoje fazemos parte de Anápolis”, afirmou. O prefeito Roberto Naves, acompanhado do secretário Maks Wilson Louzada (Governo e Recursos Humanos) e da diretora de Ações Governamentais, Letícia Jury, confirmou seu compromisso com os distritos. “Nossa gestão trata os distritos com a mesma igualdade que a cidade toda. Anápolis é uma só”, disse.

Desde o início da gestão, o prefeito Roberto Naves tem investido na inclusão digital dos moradores da zona rural. Assim, os outros três distritos – Souzânia, Interlândia e Joanápolis – já desenvolvem projetos como a Gamificação, que é a utilização de jogos para aprender disciplinas como matemática e língua portuguesa; o ConectivIDADE, que é o ensino de informática e uso das redes sociais para idosos; o Jovem Conectado no Campo, que são estratégias de empreendedorismo e ensino de tecnologia voltados para a dinamização das atividades locais.

Nestas unidades também são realizadas ações fundamentais como a segurança da criança e do adolescente na internet, entendendo que, com as novas tecnologias, aumentaram os casos de abuso e exploração sexual. Atualmente a Prefeitura mantém em funcionamento os telecentros da Praça Americano do Brasil (ao lado da Biblioteca Central); Qualificar (junto a Secretaria de Desenvolvimento Social); Jardim Alvorada (no Centro de Artes e Esportes Unificados); Bairro de Lourdes (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos); e nos distritos de Interlândia, Souzânia e Joanápolis.

Em 2016, os telecentros comunitários fizeram 19.039 atendimentos; em 2017, este número passou para 37.478, um aumento de 86%. A expectativa deste ano é que os números ultrapassem a marca de 40 mil atendimentos à comunidade. É importante ressaltar, que todos os beneficiados preenchem ficha socioeconômica, o que desta forma permite a coordenação do projeto identificar o perfil de cada beneficiado e mensurar a efetividade do projeto de inclusão e educação digital.

Todos os computadores doados para os telecentros são provenientes de editais abertos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações; parceiras com Centros de Recondicionamento de Computadores; e doações de instituições bancárias, a exemplo da Caixa Econômica Federal. A Prefeitura entra com a contrapartida de estruturação e adequação dos espaços; a capacitação de professores para ministrar os cursos; organização de todas as atividades a serem ministradas e expedição de certificados.

Telecentro Comunitário de Goialândia
Av. Olegário P. Amaral, s/nº - Próximo à praça cental