Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura inaugura nova unidade de saúde

15/03/2019 14h10 - Atualizado em 15/03/2019 14h10

Prefeitura inaugura nova unidade de saúde

Além da inauguração do posto, o prefeito Roberto Naves entregou dois veículos novos para o serviço de transporte de pacientes

Foto: Paulo Zanella

A felicidade tinha nome e sobrenome no início da noite de quinta-feira, 14, no Bairro São José: Dirce dos Santos. Moradora há anos do setor, não conteve a alegria durante a inauguração da unidade de saúde São José/Jardim Petrópolis, que vai beneficiar mais de sete mil moradores da região. "Esse postinho de saúde é uma bênção em nossas vidas. Eu nem estou acreditando que vou ter tudo isso perto da minha casa!” exclamou a dona de casa.

E a alegria de ver a obra retomada e entregue foi compartilhada por outros moradores. "A gente olhava essa obra e sonhava com o dia de hoje. Precisávamos muito disso aqui. Nova, grande, parece um hospital”, disse o mecânico Afonso Nunes no evento que contou com a presença da comunidade local, vereadores e demais autoridades.

A unidade foi construída no lugar de um prédio que foi interditado em 2015 por condições precárias e teve as obras de reforma paralisadas no ano seguinte pela gestão anterior. A administração atual retomou o projeto e entregou à população. “Mais uma vez transformamos o que era problema em solução. Era uma obra parada pela gestão anterior, tinha dívidas com a empresa. Negociamos, retomamos o serviço e hoje entregamos essa unidade nova e equipada para a população", ressaltou o prefeito Roberto Naves.

Mais novidades
E não foi só a entrega do posto que marcou o evento. Na oportunidade, o prefeito entregou duas vans zero quilômetro para o serviço de transporte de pacientes. “Esses veículos vão dar mais segurança e dignidade aos pacientes que necessitam de transporte e que antes eram transportados sem conforto. Com as novas vans, ainda ampliamos o serviço passando de 40 para 70 pacientes beneficiados por mês”, contou Roberto Naves.

Qualidade no atendimento
A inauguração da nova unidade faz parte do processo de reestruturação da rede municipal de saúde que visa otimizar, ampliar e dar mais qualidade aos atendimentos. “Vamos oferecer mais acolhimento e conforto para a comunidade, além de melhores condições de trabalho para os profissionais”, destacou o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.

A unidade tem mais de 500 metros quadrados somente de área construída e abriga a estrutura que antes funcionava em endereços distintos e próximos, gerando mais qualidade e economia, sem a despesa de dois aluguéis. A Estratégia de Saúde da Família têm duas equipes atuando no local. Cada uma delas é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, além de quatro agentes comunitários de saúde.

O local ainda conta com uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf – AB) composta por fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos. Lá também é a sede do Consultório na Rua, uma estratégia instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, que visa ampliar o acesso da população em situação de rua.

A estrutura é moderna, dispõe de quatro salas para consultórios médicos e odontológicos, duas para atendimento em enfermagem, para procedimentos como curativo e sutura, inalação, injetáveis, espaço para reuniões, além de um local destinado ao Nasf – AB, um auditório e dois espaços para o Consultório na Rua. Completam o projeto salas de expurgação, de esterilização, de farmácia, de almoxarifado, de espera e limpeza, acolhimento, copa, cozinha, vestiários, banheiros e depósito.

Serviços oferecidos:

- Visitas domiciliares do Agente Comunitário de Saúde e dos demais profissionais da equipe de Saúde da Família, quando necessário;
- Agendamento de consultas, exames e procedimentos (Sisreg);
- Realização de exames de glicemia capilar, testes rápidos, teste da mamãe, teste do pezinho, prevenção de câncer de colo de útero e mama;
- Realização de curativos, retiradas de pontos e aerossol;
- Administração de medicamentos;
- Distribuição de medicamentos (exceto antibióticos, antimicrobianos e psicotrópicos);
- Administração de vacinas (a partir de maio de 2019);
- Consultas médicas, de enfermagem e odontológicas;
- Assistências aos programas de Pré-natal, Saúde do Homem, Hipertensão Arterial, Diabetes, Tabagismo, Hanseníase, Tuberculose, Saúde na Escola, dentre outros;
- Tratamento odontológico;
- Atendimento do Nasf;
- Atendimento do Consultório na Rua;
- Atividades educativas e permanentes.

Quer ficar por dentro de todas as ações da Prefeitura de Anápolis? Siga as nossas redes sociais:

Instagram: @prefanapolis

Facebook: @prefanapolis