Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura faz parceria para mais avanços

02/01/2019 17h13 - Atualizado em 08/01/2019 09h58

Prefeitura faz parceria para mais avanços

Com adesão ao Programa Escola do Adolescente, são oferecidas novas ferramentas para a melhoria dos indicadores dos anos finais do Ensino Fundamental

Foto: Santiago Plata/Ascom

Mais uma iniciativa da Prefeitura deve garantir o aprimoramento da Educação em Anápolis. Trata-se da adesão da rede municipal de ensino ao Programa Escola do Adolescente, criado com ênfase na melhoria dos resultados de aprendizagem dos anos finais do Ensino Fundamental; na redução do abandono, reprovação e distorção idade/ano, na aproximação entre os projetos pedagógicos das escolas e aqueles de desenvolvimento pessoal e de carreira dos alunos e no desenvolvimento das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular e das competências socioemocionais para o século XXI.

Este ano, aproximadamente seis mil alunos de 24 unidades da rede municipal, que atendem do 6º ao 9º ano, estarão inseridos no Programa Escola do Adolescente. De acordo com Alex Martins, a adesão é uma medida que objetiva manter os resultados positivos alcançados na cidade, levando Anápolis a seguir superando suas metas nos rankings de aprendizagem. "Quando se constrói um ambiente escolar atrativo e com ferramentas que se aproximam do universo dos adolescentes – em processos de escuta, criação conjunta e experimentação –, o resultado é a redução da evasão escolar, das taxas de reprovação e a melhoria dos resultados de aprendizagem", diz o secretário municipal de Educação.

No programa, os profissionais terão ferramentas para aprofundar seu olhar sobre o adolescente, sua realidade e seus desafios e, mediante a realização de ações sugeridas, aproximar a escola à cultura e aos interesses dos alunos. Dessa forma, se cria um ambiente e práticas que fazem sentido aos estudantes e possibilitam garantir a aprendizagem. O Programa tem três etapas: Diagnóstico, Plano de Ação e Monitoramento, e Avaliação.

Em cada uma dessas etapas, professores e gestores contam com formações específicas e ferramentas de gestão em ambiente virtual para pôr em prática os conhecimentos adquiridos e, assim, promover uma verdadeira transformação na escola. Cada participante terá um login e uma senha para acessar os conteúdos do Programa Escola do Adolescente. Neste site, os participantes poderão encontrar os cursos formativos e as ferramentas de gestão para diagnosticar e agir sobre a realidade de suas escolas.

O que é
O Escola do Adolescente é um programa do Ministério da Educação em parceria com estados e municípios, destinado às escolas que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O Programa oferece formação e apoio técnico aos gestores e professores com ferramentas de gestão para a construção de uma escola conectada aos adolescentes e seus contextos. O propósito é tornar a escola um ambiente atrativo para os jovens e efetivo para o aprendizado. Por meio de metodologias que promovem a aprendizagem, o programa tem como objetivo reduzir a reprovação e o abandono escolar.

O Programa Escola do Adolescente propõe que os adolescentes sejam ouvidos pela escola e que sejam estabelecidos aprendizado e desenvolvimento próximos de seus interesses e prioridades. A partir de formações oferecidas aos gestores e professores, pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre o universo adolescente e os desafios e as oportunidades para os anos finais do Ensino Fundamental. Em processos de escuta, criação conjunta e experimentação, auxiliaremos a escola na construção de um plano de ação para os desafios dessa etapa.