Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Milhares de pessoas participam da inauguração do Planetário Digital 3D em Anápolis

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

30/01/2014 23h19 - Atualizado em 30/01/2014 23h47

Milhares de pessoas participam da inauguração do Planetário Digital 3D em Anápolis

O espaço - o primeiro digital de Goiás - é um projeto inovador que irá contribuir para o desenvolvimento da cidade

Texto: Alessandra Paula/Secom
Fotos: Leonardo Moreira/Secom

Anápolis conta agora com mais um importante investimento que garante destaque para a cidade na área de Ciência e Tecnologia. O Planetário Digital 3D e Observatório Astronômico de Anápolis, implantado pela Prefeitura, é uma inovação que garantirá mais conhecimento a todos os anapolinos. A entrega da tão esperada obra - a primeira em versão digital do Estado de Goiás - aconteceu na última quinta-feira, 30, e contou com a presença do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes e de milhares de pessoas.

Também participaram o evento o prefeito Antônio Roberto Gomide, o vice-prefeito João Gomes, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabrízio Ribeiro, a deputada estadual, Isaura Lemos, o diretor do Observatório Abrahão de Moraes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e membro do Comitê Organizador da Comissão 8 da União Astronômica Internacional, Ramachisna Teixeira, o representante do Museu de Astronomia, professor Dr. Eugênio Reis Neto, o diretor do planetário da UFG, Dr. Juan Bernardino Marques Barrio, o diretor presidente da Sky Skan (EUA) – empresa responsável pelos equipamentos, Mike Dowling, a diretora da Omnislux, Ana Carolina Sampaio e o diretor da Sky Skan e professor da Universidade do Kansas (EUA), Martim Ratcliff. Ainda fizeram parte da solenidade de inauguração do Planetário Municipal o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Luiz Lacerda, os vereadores Eli Rosa, Gleimo Martins, Jean Carlos,  Lisieux Borges, Maria Geli, Pastor Wilmar Silvestre, Pedro Mariano, Pedrinho do Porto Rico, Paulo de Lima, Amilton Batista, Jakson Charles e Sargento Pereira, secretários da administração municipal, entre outras autoridades.

O estudante João Marcos, de 16 anos, estava ansioso para conhecer o novo espaço inaugurado pela Prefeitura de Anápolis. Ele explicou que a maior contribuição será o incentivo e o despertar para a ciência e tecnologia. “Estou ansioso para conhecer todas as atividades desenvolvidas no Planetário, sem dúvida, é uma iniciativa que fornecerá subsídios para o meu crescimento e aprendizado”, declarou.

Um dos destaques da solenidade, o astronauta Marcos Pontes, elogiou bastante o projeto e a iniciativa da administração municipal em investir em Ciência e Tecnologia, e fez um pedido especial à população para que todos ajudem a conservar o espaço, que é uma contribuição para todos os anapolinos. “A Prefeitura construiu o Planetário para todos vocês, mas é importante ter a consciência que o local é um bem de todos, portanto, devem ajudar a mantê-lo. Por meio deste espaço o conhecimento chegará até vocês, não desperdicem esse bem, ele foi feito especialmente para essa cidade”, explicou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabrízio Ribeiro, agradeceu a contribuição de todos que, de uma forma ou de outra, estiveram envolvidas na construção e instalação do Planetário Digital. “Tenho que agradecer os parceiros que estiveram juntos da Secretaria para a edificação deste projeto. Ousamos e olhamos mais adiante, pois para manter este ritmo de desenvolvimento, é preciso investir nas crianças. Foi um trabalho de equipe onde contamos com o apoio de todas as secretarias, e claro, com o trabalho árduo dos servidores da pasta”, disse.

A solenidade de inauguração foi encerrada com a fala do prefeito Antônio Roberto Gomide. Em seu discurso destacou o valor e a necessidade de investir em educação e no conhecimento e, principalmente, fazer política com seriedade. “A administração municipal trabalha em prol de toda a comunidade. Não estamos aqui para levar benefícios para meia dúzia de pessoas, nosso projeto é garantir melhoria na qualidade de vida de todos os anapolinos. E pensar no futuro faz parte deste projeto, pois são essas crianças que mais tarde vão dar um novo rumo à nossa cidade. O Planetário Digital é apenas uma das ações que garantirão mais educação e conhecimento”, esclareceu.

Gomide também citou importantes ações desenvolvidas durante estes cinco anos de gestão. E destacou um projeto inovador e arrojado: o Praças Digitais. Um marco na cidade e que beneficia com internet de graça 20 locais, mais os quatro distritos de Anápolis. “O município é o único no Estado de Goiás que oferece a população um projeto como este, temos internet de graça em diversas regiões. A ideia é garantir a inserção social e também facilitar a vida de quem precisa deste serviço. A nossa preocupação é continuar com o desenvolvimento e assegurar o conhecimento, mas principalmente, dar mais condições para que vocês possam crescer, e acompanhar o crescimento da nossa cidade”, finalizou.

Estrutura

Com cerca de 1.200 m² de área construída, o Planetário Digital de Anápolis conta com três espaços. O primeiro é o Planetário Digital – Espaço Imersivo Multidisciplinar onde serão realizadas as projeções digitais fulldome e conta com uma cúpula em formato hemisférico de10 metros de diâmetro com capacidade de acomodar até 70 pessoas em confortáveis poltronas em um espaço que possibilita a apresentação dos mais diversos espetáculos visuais.

O segundo ambiente é o Observatório Astronômico onde será possível fazer observações dos corpos celestes por meio de um conjunto de quatro telescópios. O contato direto com os astros permite que as pessoas aprendam mais sobre a dimensão no espaço e sua importância para o planeta Terra.

O Planetário 3D também conta com o Espaço de Ciências Afins, com duas salas, onde será possível realizar uma interação e desenvolvimento de atividades de ciências e tecnologia, e promover o conhecimento e educação em salas exclusivas para crianças, com vários modelos pedagógicos para aprenderem de forma lúdica. Nesta parte do planetário serão realizadas também oficinas para jovens nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Astronomia e ainda mostra de filmes e vídeos educacionais e científicos, realizados com caráter multidisciplinar de forma diferenciada e dinâmica.

O projeto abrange também a construção de banheiros, masculino e feminino, sala de exposição, espaço para a administração, almoxarifado, secretaria e recepção. Foram instalados equipamentos tecnológicos de projeção digital e astronômicos de última geração. Além de sua função didática, o Planetário Digital é também uma excelente sala de espetáculos virtuais, que pode se tornar uma atração turística e cultural de grande interesse do público em geral.

O novo investimento da administração municipal visa disponibilizar a todas as escolas e universidades do município um centro de aplicação didática que proporciona uma orientação educacional, além das salas de aula. O espaço multidisciplinar é uma estratégia para levar às pessoas mais conhecimento científico e tecnológico. O horário de funcionamento de terça a sexta, das 8 às 21 horas, nos períodos matutino e vespertino, vai priorizar o público escolar. Aos sábados, das 17h30 às 21h30, e domingo, das 15 às 18 horas, o local será aberto para o público em geral. São duas sessões por turno e para usufruir dos serviços é preciso agendar visitas por meio do telefone (62) 3902-1016.

Programação

Os filmes e documentários que serão apresentados nas próximas semanas, nas sessões em fulldome - mídia audiovisual imersiva baseada na projeção em telas hemisféricas – já estão definidos. Confira, abaixo, um resumo da programação.

 - Seleção Natural: neste documentário acompanha-se a viagem do jovem Charles Darwin a bordo do Beagle procurando respostas para algumas perguntas: Como novas espécies chegam para substituir as que se perdem pela extinção?

- Dois pedacinhos de vidro: O filme é uma crônica visual deslumbrante da historia do telescópio a partir da época de Galileu, o seu profundo impacto sobre a ciência da astronomia e como ambos moldaram a forma de como nos vemos no meio do universo infinito. O filme apresenta entrevistas com importantes astrofísicos e cosmólogos de renomadas universidades e observatórios do mundo, que explicam os conceitos que vão desde o ato de Galileu de revelar o cosmos com um simples telescópio até as mais recentes descobertas no espaço, incluindo a novas ideias surpreendentes sobre a vida em outros planetas e o buraco negro – uma misteriosa energia do vácuo que está acelerando a expansão do universo.

Posteriormente, haverá mais quatro opções:

 - Limit – expedition to the edge of the world: Limite – Exposição ao redor do mundo: uma viagem pelo universo. Uma viagem por mar era um das mais perigosas aventuras. Homens corajosos como Colombo e Magalhães ousaram navegar longe através do oceano e, portanto, provou que a Terra não é um disco, mas uma esfera. Uma viagem até o limite em expedição ao fim do mundo.

- Mars Quest: Missão Marte

Um passeio ao planeta vermelho, que é apresentado em um estilo teatral, em "três atos" (com um epílogo). O show apresenta Marte através da história, detalha o Marte do nosso tempo, e examina o tema da futura colonização. O show termina com vista de uma perspectiva de futuro, acompanhando os esforços que levaram aos primeiros passos no Planeta Vermelho.

- Secret of the cardboard Rocket: O segredo do foguete de papelão
Uma das viagens espaciais mais populares para crianças e suas famílias tem sido o segredo do foguete de papelão. Graças às novas ferramentas e talento no Planetário Clark, você vai ver e sentir os mais altos níveis de detalhe e animação de qualquer planetário do mundo. Da forma mais dinâmica possível, os jovens viajantes estrelas estão de volta para mostrar o que só poderia ser sonhado antes. A partir da superfície de ebulição do Sol para os anéis gelados de Saturno, as crianças de todas as idades vão se encantar com a paisagem incrível em movimento.

 - Dr. Allevable’s unbelievable laboratory

O inacreditável laboratório da drª Marvel. Este filme convida você para conhecer e investigar o novo e exitante caminho da medicina

 regenerativa! O corpo humano é vulnerável a lesões ósseas, quedas, queimaduras de pele e ataques cardíacos. A medicina regenerativa pode ajudar a recompor-nos rapidamente, através dos meios da própria regeneração.

 

Milhares de pessoas participam da inauguração do Planetário Digital 3D em Anápolis

Prefeitura entrega Planetário Digital 3D