Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura de Anápolis apresenta projetos inovadores no 1º CtuA

15/05/2019 17h50 - Atualizado em 15/05/2019 17h52

Prefeitura de Anápolis apresenta projetos inovadores no 1º CtuA

A primeira edição do Congresso Tecnológico Universitário de Anápolis tem como tema 'A Indústria 4.0 em Goiás'; Prefeitura apresenta inovações

Foto: Paulo Giovanni
Para falar sobre as inovações adotadas nos serviços prestados a comunidade, representantes da Prefeitura de Anápolis participaram nesta terça-feira, 14, da abertura do 1º Congresso Tecnológico Universitário de Anápolis (CtuA). Representando a esfera município, a assessora de Inovação, Flávia Cavalcante e a secretária de Cultura, Eva Cordeiro. Também esteve presente, o deputado estadual, Amilton Filho. Promovido pela Faculdade Anhanguera de Anápolis, o evento segue até quinta, 16, e tem como objetivo promover uma viagem no cérebro dos maiores pensadores e intelectuais da tecnologia da região com apresentações e palestras.

Para dar mais brilho ao evento, a Orquestra Jovem da Prefeitura de Anápolis apresentou para o público presente. Cerca de 400 estudantes de várias áreas do conhecimento -, principalmente -, administração e engenharias, estão imersos durante três dias em palestras de profissionais que dominam o assunto.

Durante uma hora, o advogado André Espíndola, assessor especial da Presidência Nacional do Sebrae discorreu o tema A Indústria 4.0 em Goiás. Bem didático, o palestrante apresentou números, a realidade e o futuro, passando pelas experiências com as chamadas Startups.

No momento da mesa redonda, os convidados foram questionados sobre diversos assuntos relacionados ao tema. O deputado estadual, Amilton Filho falou ao público sobre o trabalho do poder público para atrair novas empresas e promover leis de incentivo que atraiam novas indústrias para a cidade.

Já a assessora de Inovação Flávia Cavalcante apresentou durante o CtuA alguns dos projetos inovadores da Prefeitura de Anápolis, já disponíveis e outros que em breve serão implantados, como é o caso da Certidão de Uso de Solo, que hoje já é via internet, ou seja, de ponta a ponta. A iniciativa garante o serviço totalmente online, caso não haja nenhuma ressalva nos documentos, o prazo de finalização do processo, que demorava entre 45 e 60 dias, foi reduzido, para em até 48 horas.

A ferramenta vale para Alvarás de Construção on line de qualquer porte e é a única da região Centro-Oeste do Brasil – garantindo que Anápolis se equipare as prefeituras de Campinas e Sorocaba.  Ampla e efetiva, a iniciativa também despertou interesse de outros municípios. "Nós recebemos servidores de vários municípios brasileiros, profissionais que buscam em Anápolis a solução para ganhar agilidade nos processos", disse Flávia. Outra novidade foi a criação do Portal do Cidadão que atua no repasse de informações, prestando serviços e eliminando a necessidade da presença física do solicitante. A próxima etapa vai dar celeridade para a abertura de empresas, que poderá ser feita totalmente on line.

Segundo Flávia Cavalcante, o prefeito Roberto Naves, além de garantir qualidade de vida aos anapolinos, também solicitou serviços inovadores que facilitem a vida do cidadão, e claro, desburocratize os serviços oferecidos a comunidade. “É preciso inovar sempre, pois essa é a tendência do mercado tecnológico, é o avanço. Precisamos acompanhar todas as mudanças e garantir novidade também para o cidadão que precise dos serviços oferecidos”, disse.

A secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro explicou que o despertar dos estudantes, para o desenvolvimento da tecnologia chamada Indústria 4.0, faz com que novas ideias surjam e movimente todos os setores. O que gera mais emprego, renda e melhora a vida da população em todas as áreas, e até mesmo inove o setor cultural. “Pode-se dizer que a internet foi uma das ferramentas que impactaram positivamente a produção cultural em nosso país, pois além de ter na rede uma grande quantidade de conteúdo, é possível que aja troca de experiência, vivência e mais acesso a cultura”, finalizou Eva Cordeiro.

Prefeitura de Anápolis apresenta projetos inovadores no 1º CtuA