Carregando data e hora...

Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ CAIS Mulher é inaugurado no Bairro Maracanã

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

04/07/2012 15h14 - Atualizado em 04/07/2012 15h20

CAIS Mulher é inaugurado no Bairro Maracanã

A unidade foi construída totalmente com recursos do município e garante a qualidade de vida das mulheres anapolinas

Com o objetivo de oferecer atendimento especializado na área de saúde para as mulheres, foi inaugurado nesta quarta-feira, 04, o Centro de Apoio Integral à Saúde – CAIS Mulher. O evento aconteceu na Avenida Central, esquina com Rua Geni Ribeiro Guimarães, no Bairro Maracanã.

A unidade - construída totalmente com recursos do município - tem a proposta de promover, prevenir e garantir a qualidade de vida das mulheres anapolinas. Trata-se de uma ampliação dos serviços que já eram ofertados pela rede municipal de saúde e também da inovação e implementação de outros.

Os atendimentos são realizados por especialistas nas diversas áreas da saúde, como oito ginecologistas/obstetras, dois mastologistas, um ultrassonografista, um radiologista, um farmacêutico, dois psicólogos, dois assistentes sociais, um agente de serviço social, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e quatro técnicos de radiologia, além de 13 profissionais para os serviços administrativos da unidade. A equipe do CAIS Mulher também oferece serviços de patologia cervical, planejamento familiar e climatério.

A estrutura física de 1.007,30 m² - construídos em uma área de 2.043,52m² - é adequada e moderna, com recepção; consultórios médicos; salas de espera, de coordenação de enfermagem, de preparo de materiais, de pequenos procedimentos cirúrgicos, de atendimentos em grupo e de coleta de exames; laboratório; auditório para realização de palestras; farmácia; entre outros. Além disso, o CAIS Mulher foi equipado com aparelhos para a realização de exames como mamografia, ultrassonografia, histeroscopia e laboratoriais.A unidade é um dos principais componentes da Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde, recentemente implantado no município, que vai assistir mãe e filho, da gestação aos primeiros anos de vida da criança.

Banco de Leite

Com o CAIS Mulher, Anápolis passa a ter um Banco de Leite adequado e com qualidade no atendimento para as mães e os bebês. Antes, esse serviço funcionava em local improvisado. A antiga unidade realizava apenas a coleta do leite materno, com uma média de 63 litros por dia, 36 doadoras, 60 bebês beneficiados e 380 consultas maternas com pediatra por mês. Com o novo Banco de Leite, a meta é aumentar esses números.

Além desse trabalho, a atual unidade passará a contar também com o processo de pasteurização. Para isso, possui sala própria e profissionais capacitados. O local ainda terá outros serviços como palestras para gestantes sobre a importância do aleitamento, consultas pediátricas, orientações e visitas domiciliares.

 

Site desenvolvido por AFIXAR - Algo Diferente

© Copyright 2011 - Prefeitura Minicipal de Anápolis - Conteudo produzido por SECOM

Desenvolvido por