Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura conscientiza sobre estacionamento irregular em vagas especiais

11/02/2019 12h09 - Atualizado em 11/02/2019 12h20

Prefeitura conscientiza sobre estacionamento irregular em vagas especiais

Mais de 1,5 mil autuações foram registradas pela CMTT em 2018; campanha que visa coibir a infração acontece em diferentes pontos da cidade

Foto: Renato Lopes - Ascom

‘É rapidinho’; ‘Volto já’; ‘Só vou ali’. É comum ouvir esse tipo de desculpa quando alguém estaciona em vaga reservada para idosos e pessoas com deficiência sem credencial. Mas, apenas em 2018, a Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) registrou 1.578 autuações do gênero no município. E é por esse motivo que a Prefeitura de Anápolis lançou nesta segunda-feira, 11, a campanha ‘Essa vaga não é sua nem por um minuto’. O primeiro ponto de conscientização de motoristas, foi na Praça Bom Jesus, mas ao longo da semana a campanha irá se estender para diferentes regiões da cidade – confira a programação logo abaixo.

A ação consiste em ocupar todas as vagas de locais movimentados da cidade com cadeiras de rodas. Nelas estão escritas frases de efeito que tem como objetivo induzir as pessoas a colocar a ‘mão na consciência’ antes de praticar a infração. “São frases que os fiscais da CMTT escutam diariamente. É tão frequente que acredito que cerca de 50% dos motoristas comentem essa infração”, contou o diretor de Educação para o Trânsito da Prefeitura de Anápolis, Idan Brandão.

“Quando vamos estacionar e tem alguém sem credencial na nossa vaga, nos sentimos impotentes, é como se não existíssemos”. Esse é o sentimento do Dandário Rodrigues, que é cadeirante e presidente da Associação dos Deficientes de Anápolis (ADA). Para ele, a ação irá influenciar positivamente no comportamento dos motoristas, já que, mesmo mostrando o cartão, muitas vezes os ignoram. “Temos aproximadamente 25 mil pessoas com deficiência na cidade. Agora imagine se somarmos aos idosos. É preciso entender a importância de respeitar esses espaços. Não queremos nada além do que já é nosso”, comentou.

Abordar este tema é promover o respeito ao próximo. “É muito importante discutir isso porque estamos falando de inclusão social. É a verdadeira prática a cidadania”, completou o diretor de Educação para o Trânsito. Além de ser uma questão ética, a CMTT lembra que estacionar em vagas reservadas corresponde a infração gravíssima e o condutor está sujeito a multa e a medida administrativa que implica na remoção do veículo, de acordo com o Artigo 181, do Código de Trânsito Brasileiro.

Programação:

Segunda-feira (11)