Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura conscientiza 27 mil crianças

31/10/2019 18h07 - Atualizado em 04/11/2019 16h17

Prefeitura conscientiza 27 mil crianças

Educação para o trânsito leva informação sobre segurança e civismo para as crianças e adolescentes

A imprudência no trânsito é uma realidade que afeta a vida de muitos anapolinos. Para mudar este cenário, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes, investe em ações e programas voltados para a conscientização, tanto dos motoristas quanto dos pedestres. O foco são as crianças, por meio da educação no trânsito dentro das escolas. O objetivo é contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida.

Cerca de 27 mil crianças e adolescentes tem participado das atividades desenvolvidas pela CMTT, entre elas, a Escolinha Municipal de Trânsito, um circuito que simula ruas e avenidas e ensina na prática as principais leis de trânsito.

Outra inovação é o programa Agente Mirim de Trânsito. Programa que trabalha com crianças na faixa etária entre 7 e 12 anos. Durante três dias, os alunos participam de uma série de atividades relacionadas as leis de trânsito, dentro e fora da sala de aula, conduzidas por agentes de trânsito e também pelo corpo docente. Ao final da “capacitação” os baixinhos recebem a carteira de Agente Mirim de Trânsito, além de um bloquinho de multas. A missão deles é conscientizar condutores e pedestres, começando dentro de casa.

O espetáculo Trânsito Não é Brincadeira, da Cia. Tem Sim Sinhô, levou a magia do circo para as escolas do município, com uma linguagem lúdica e bem divertida. Para a gestora do Cmei Maria Ângela uma iniciativa fantástica da administração municipal. Um dia muito alegre e de muita diversão, mas sem esquecer o lado sério do trânsito. “Nossas crianças são bem pequenas, mas aprendem tudo, e o melhor: levam tudo para os pais. É uma sementinha que a gente planta, que vamos colher lá na frente, pois eles vão cobrar dos seus familiares”, disse a gestora do Cmei Maria Capuzzo Cremonez.

As palestras, com visitas e orientações a empresas do município também seguem no cronograma das atividades da companhia municipal. Dentro das diretrizes, os agentes, repassam aos colaboradores sobre a maneira correta de se comportar no trânsito e promover a conscientização sobre os riscos da imprudência no trânsito. Desde janeiro mais de cinco mil funcionários foram capacitados.

O diretor de Educação para Trânsito, Idam Pinto Brandão, explicou a CMTT trabalha com a prevenção, o incentivo ao comportamento seguro e consciente dos motoristas e pedestres. “É preciso desenvolver iniciativas preventivas e que reflitam na conscientização das pessoas. As campanhas podem alcançar a todos, de forma ampla e sem restrições”, disse o diretor.

Campanhas

Ainda durante o ano, a CMTT, realizou duas grandes ações: Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito. Movimentos de conscientização com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O diretor do órgão, Fernando Cunha, destacou que, mesmo com as ações de conscientização desenvolvidas, é fundamental oferecer infraestrutura de trânsito para a população. “Por isso, temos fiscais nas ruas, equipes que trabalham a conscientização e também intervimos de forma positiva para melhoria da sinalização horizontal, vertical e reflexiva. Temos um recorde de ações feitas em toda cidade”, finalizou Fernando Cunha.