Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura aposta na valorização do futebol varzeano

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

24/07/2020 16h17 - Atualizado em 24/07/2020 16h19

Prefeitura aposta na valorização do futebol varzeano

Desde 2017, mais de 13 mil atletas participaram dos campeonatos realizado pela Secretaria Municipal de Esporte

O futebol varzeano é a modalidade esportiva que mais se aproxima das comunidades. As competições realizadas nos bairros mobilizam um grande número de pessoas em eventos esportivos todos os anos. Um espaço de lazer, confraternização e saúde física.

É por esses e outros motivos que a Prefeitura de Anápolis, nos últimos anos, ampliou as competições, revitalizou praças esportivas, criou novas competições, e valorizou os desportistas reunindo mais de 13 mil atletas nos últimos três anos.

Além da manutenção dos espaços físicos, a Prefeitura disponibiliza o material esportivo para as equipes, como bolas e redes. O ápice dessa modalidade aconteceu em 2019, quando foram realizados nada menos que 25 torneios, com mais de 5,6 mil jogos e envolvimento de aproximadamente 5 mil atletas. A paixão pelo futebol varzeano assegurou público médio de 5,65 mil pessoas em cada torneio realizado.

Nada menos que 13 campos de futebol recebem obras de revitalização de gramado e alambrado, nos mais diversos setores da cidade. Um dos espaços mais tradicionais da cidade, o Campo do Barro Preto, na Vila Santa Maria de Nazaré, foi recuperado por completo. Além do gramado e do alambrado, recebeu áreas novas de convivência, espaços comerciais, vestiários e estacionamento.

Foram inauguradas e já estão em uso pela comunidade as praças esportivas dos bairros Nova Vila e Jardim das Américas 1ª Etapa. O projeto executado é inédito há história do futebol varzeano em Anápolis. A praça esportiva do Jardim das Américas 1ª Etapa, por exemplo, recebeu duas quadras de areia, arquibancada, academia ao ar livre, parque para crianças e estacionamento, além de iluminação de LED.

A evolução de investimentos e qualificação de campos de futebol e competições aconteceu de forma gradativa a partir de 2017. E, no final de 2019, a cereja do bolo: a Prefeitura de Anápolis deu de presente aos atletas do futebol varzeano o 1º Copão Miguel Squeff.

O torneio teve a participação de 55 equipes de futebol society e 40 equipes de futebol de campo. Todos os times receberam bolas e uniformes, e foram distribuídos como prêmio R$ 17 mil entre campeão, vice-campeão, artilheiro, defesa menos vazada e jogador revelação, nas duas modalidades: society e campo.

Saudade
Os atletas, organizadores e torcedores sentem a falta do futebol varzeano neste período de restrições devido o novo coronavírus. Mas, por outro lado, entendem a importância de se tomar cuidados para evitar a disseminação da Covid-19.

Wanderley José Oliveira, da equipe Vorazes que disputa os campeonatos no Jardim Progresso e Industrial Munir Calixto, ressalta que as pessoas sentem saudade de praticar o futebol. “Temos fé em Deus que em breve tudo se resolverá e vamos voltar às atividades”, disse.

A falta do futebol é grande, na opinião de Miguel Dário, organizador do campeonato society da Chácara do Elizeu. “Nesse momento sentimos o quanto o futebol varzeano é importante para as comunidades nos bairros. É no futebol nos bairros que encontramos os amigos. É importante cumprir o decreto das autoridades”, alertou.

Para Cláudio Aguilar, organizador do campeonato no Setor Industrial Munir Calixto, o futebol é a única diversão que as pessoas têm na região do Industrial Munir Calixto, Cidade Industrial, Jardim do Cerrado, Residencial Daiana I e II, e Jardim Esperança Industrial. “Mas entendemos que a hora é de ficar em casa, sabemos da seriedade que é esse vírus. Quando voltar será uma alegria”, concluiu.

2020
Com a pandemia do novo coronavírus, que chegou a Anápolis ainda no início do primeiro semestre deste ano, as atividades esportivas da Secretaria de Esportes se tornaram inviáveis. “O momento é de ficar em casa. Todos protegidos desse vírus que afetou todo o mundo. Precisamos evitar aglomerações’’, afirmou o secretário municipal de Esportes, Karim Abrahão.

Redes sociais
A maneira mais eficaz de evitar o contágio da Covid-19 é o isolamento social. A Secretaria Municipal de Esportes se insere nessa estratégia e, para auxiliar as pessoas que gostam de praticar exercícios físicos e até mesmo os atletas que precisam manter a forma física, utiliza-se das redes sociais para orientar sobre a execução correta dessas atividades.

“Nossa equipe trouxe orientações de atividades para alunos PCDs (pessoas com deficiência), público da terceira idade, jovens, psicomotricidade com crianças, muay thai, além de yoga e cross training’’, reiterou a diretora de Esportes, Simone Pereira.