Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura anuncia calendário de repasses do Fundo de Cultura para este ano

12/03/2019 22h17 - Atualizado em 12/03/2019 22h22

Prefeitura anuncia calendário de repasses do Fundo de Cultura para este ano

Anápolis mantém investimento de R$ 500 mil no setor cultural

A Prefeitura de Anápolis valoriza a cultura local, tanto que o município tem um dos maiores fomentos de Goiás na área cultural e irá garantir o repasse dos recursos aos artistas e produtores daqui. Na manhã desta terça-feira, 12, foi anunciado o calendário de repasses do Fundo Municipal de Cultura (FMC), no Mini Auditório do Centro Administrativo. A cidade mantém seus investimentos e políticas públicas mesmo em cenário de espera de artistas em todo o País. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura (CMC).

Enquanto se aguarda os rumos das políticas públicas em Cultura, em âmbito Estadual e Nacional, Anápolis sai na frente mantendo seus compromissos com o setor. A quarta edição do FMC destinou mais de R$ 500 mil, com edital lançado em outubro de 2018. São 22 projetos contemplados em áreas como teatro e circo, cultura popular, artes integradas, literatura, artes visuais, audiovisual e música.

A população terá acesso a estas ações através de oficinas, festivais, projetos musicais, espetáculos, filmes e muito mais com a realização dos projetos selecionados. As previsões de todos os repasses são para os meses de abril, maio e junho deste ano. “Com a regularidade do FMC vamos à frente no País, em um momento em que muitas cidades brasileiras tiveram extinções de secretarias de cultura e paralisação das principais políticas de fomento a nível nacional”, destaca a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro.

Credibilidade
Um dos principais pontos da dinâmica do FMC é o cuidado com os rumos e aplicação do fomento. A Secretaria Municipal de Cultura juntamente com o CMC tem realizado o acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e a fiscalização da prestação de contas dos projetos selecionados. Desde o acesso aos recursos do Fundo há um rigor técnico na avaliação de tal forma que, entre os 48 projetos inscritos, 22 foram selecionados.

Do total de R$ 512 mil, os projetos contemplados somaram o montante de 400 mil, tendo em vista a pontuação da comissão técnica. “Queremos cada vez mais projetos que recebam este investimento, porém temos o zelo com a credibilidade do Fundo, neste sentido fomentamos parcerias para capacitação dos produtores culturais”, pontuou o assessor de ações governamentais, Erivelson Borges, que na ocasião representou o prefeito Roberto Naves.

Novidades
Um dos projetos contemplados é o “Tricô Teatral – Tricotando Histórias” que foi contemplado na área de Teatro e Circo. O projeto além de realizar espetáculos para todas as idades, irá realizar oficinas multiplicando os saberes sobre artes cênicas e contação de estórias. “Sabemos o quanto é difícil sem um investimento concretizar um projeto como este, com o recurso do Fundo vamos chegar a cada vez mais pessoas com a formação de público e a formação artística ”, explica a proponente do projeto, Hariane Jackeline.

Confira o calendário de repasses do Fundo Municipal de Cultura

Área                                    Valor Global