Carregando data e hora...

Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeito Antônio Roberto Gomide inaugura viaduto Nelson Mandela

21/02/2014 08h55 - Atualizado em 21/02/2014 09h10

Prefeito Antônio Roberto Gomide inaugura viaduto Nelson Mandela

O prefeito destaca que esta obra faz parte de um projeto de transformação do sistema de tráfego de Anápolis, com foco na melhoria da mobilidade urbana

Texto: Tatiana Gonçalves/Secom
Fotos: Leonardo Siqueira/Paulo Giovanni/Biola/Secom

Considerada uma das obras de maior impacto na infraestrutura urbana realizada na gestão do prefeito Antônio Roberto Gomide, o viaduto Nelson Mandela foi inaugurado na noite desta quinta-feira, 20, e sua função é tornar mais ágil e seguro o trânsito numa região em que circulam, em média, 4, 5 mil veículos por hora. O prefeito destacou que a conclusão deste trabalho apenas dez meses após seu início, e que custou mais de R$ 14,5 milhões ao tesouro municipal, é a continuidade de planejamento extenso e seguido à risca de um projeto bem maior que trata da transformação do sistema de tráfego de Anápolis, com foco na melhoria da mobilidade urbana. Com esse objetivo, ressaltou, estão em andamento diversas ações em parceria com o governo federal, que devem resultar em investimentos de mais de R$ 73 milhões. “Nosso papel - enquanto gestores - é o de proporcionar maisqualidade de vida ao cidadão, enquanto condutor ou pedestre na cidade de Anápolis”, afirmou Gomide.

A solenidade de inauguração do viaduto, construído no cruzamento das avenidas Brasil e Fayad Hanna, foi prestigiada por prefeitos de várias cidades vizinhas; pelos deputados estaduais Mauro Rubem, Humberto Aidar, Carlos Antônio e Karlos Cabral; por vereadores; por ex-prefeitos e por representantes de diversas entidades e organizações. O governador Marconi Perillo se fez representar no evento pelo secretário de Gestão e Planejamento, Leonardo Vilela. À importância do ato político somou-se a programação festiva preparada que, apesar de pouco convencional, atendeu preferências artísticas diversas e mostrou que o encontro entre o balé clássico e o som da viola caipira não só é possível como é capaz de agradar e encantar os espectadores. Isso ficou provado ao observar-se a reação das pessoas durante a apresentação do espetáculo A dama e o violeiro, que levou ao palco a bailarina Ana Botafogo e o violonista Marcus Biancardini.

O espetáculo montado pela professora Zulma Emerich para a ocasião foi dividido em três partes. No primeiro momento Marcus Biancardini se apresentou sozinho, com canções tradicionais da música sertaneja caipira, a exemplo de Luar do Sertão e Chalana. Ele levou ao público um repertório autoral, como a faixa Volta ao mundo, na qual tocou vários estilos musicais, e ainda, mostrou que a viola pode imitar outros instrumentos, como a harpa e a guitarra portuguesa. Após a exibição do violeiro goiano, Ana Botafogo entrou no palco e dançou ao som dos acordes de Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga. Na terceira e última parte do espetáculo, Ana dançou acompanhada do bailarino Francisco Timbó e de mais 18 bailarinas do Grupo Ballet Zulma Emerich, o primeiro ato do tradicional espetáculo Ballet Raymonda.

O viaduto e novas obras

Além da construção do elevado com 320 metros de extensão - o segundo de Anápolis e ambos construídos na atual administração – o projeto executado pela empresa Trade Engenharia incluiu arestauração do pavimento asfáltico do estacionamento do Terminal Rodoviário e de algumas ruas adjacentes. O primeiro viaduto de Anápolis foi inaugurado em 2011 e está localizado no cruzamento das avenidas Universitária, Presidente Kennedy e Contorno. No novo viaduto chama a atenção a escultura em metal em forma de A, representando o compasso, criada em conjunto por Sílvio Morais, artista plástico e arquiteto, e Braz de Pina, designer. O monumento, explicou Braz de Pina, simboliza a vocação natural da cidade, seu crescimento e força econômica, que a sustentam em equilíbrio, orientando-a para o futuro.

E sob a perspectiva de continuidade desse desenvolvimento é que o prefeito Antônio Gomide reafirmou seu compromisso com a qualidade de vida do anapolino em todos os aspectos e, em particular, no que diz respeito ao deslocamento das pessoas pela cidade. O projeto de mobilidade urbana em execução pela Prefeitura inclui a construção de seis corredores de ônibus, nas avenidas Brasil Sul e Norte, JK e São Francisco, e Presidente Kennedy/Fernando Costa e Pedro Ludovico. Também são previstas obras fundamentais para a garantia da fluidez no eixo Leste – Oeste do trânsito urbano com a realização de obras de trincheiras no cruzamento das avenidas Brasil e Goiás e Brasil e Amazílio Lino.

Prefeitura de Anápolis inaugura viaduto Nelson Mandela

Prefeito Antônio Roberto Gomide inaugura viaduto Nelson Mandela