Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ População se une em prol do meio ambiente

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

05/06/2019 16h44 - Atualizado em 05/06/2019 16h50

População se une em prol do meio ambiente

Nesta quarta-feira, 5, inúmeras atividades foram realizadas durante o encontro ‘Cidade Pró-Água’, na Praça Dom Emanuel

Foto: Renato Lopes - Dircom
Hoje, Anápolis é referência nacional e internacional na área de preservação ambiental. Isso porque, nos últimos dois anos, inúmeros projetos começaram a ser desenvolvidos no município, entre eles o Pró-Água; Cidadania Ambiental; Coleta Legal; De Olho no Meio Ambiente; Recicle Mais; Limpeza em Ação e Adote uma Praça. A Prefeitura tem feito o seu dever de casa, e agora é a vez da população abraçar essa causa também. E para chamar a atenção de todos, nesta quarta-feira, 5, foram realizadas atividades em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente, durante o encontro ‘Cidade Pró-Água’, na Praça Dom Emanuel. 
 
“O trabalho tem sido constante na Secretaria Municipal de Meio Ambiente para reforçar a importância da preservação. E tudo isso que tem sido desenvolvido em Anápolis é fruto do comprometimento do prefeito Roberto Naves, que apóia e é engajado nas causas ambientais”, comentou o secretário responsável pela pasta, Jakson Charles. 
 
Pensando no presente, mas de olho no futuro, as crianças são as primeiras a se envolver. É que durante o evento foi lançado o concurso de vídeo voltado para meninos e meninas matriculados nas 21 escolas municipais de Anápolis com alunos do 6º ao 9º anos. Os estudantes vão produzir um curta-metragem de, no máximo, 1 minuto e 30 segundos abordando o tema ‘Ciclo da Água’. A criatividade será o principal requisito. Os professores responsáveis por cada turma vão selecionar as melhores produções, que vão representar toda a classe. Logo após, uma equipe técnica da Prefeitura votará nos três trabalhos mais inovadores. Os três primeiros colocados vão ganhar tablets.
 
O concurso acontece por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano e busca conscientizar os alunos para que eles sejam protagonistas na preservação do meio ambiente. 
 
A Banda da Ala 2 (antiga Base Aérea) e a fanfarra da Colégio Estadual Gomes de Souza Ramos animaram o evento com apresentações especiais. A Prefeitura também abriu espaço para que estudantes de faculdades de Anápolis (UniEvangélica, Anhanguera, Fama e UEG) pudessem expor estandes de projetos que são desenvolvidos no âmbito acadêmico. Além disso, houve a exibição de animais taxidermizados (empalhados) e palestras com a médica veterinária Elisângela Sobreira abordando o tema “Plástico VS. Animais Aquáticos do Cerrado”, em unidades de ensino: Lumen, Colégio Couto Magalhães, Colégio Delta e Cmei Anita Mafaltti. A Secretaria Municipal de Cultura ainda preparou uma série de atividades para os participantes com tema ‘Sustentabilidade’.
 
A data 
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado desde 1972 e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, além de alertar a sociedade sobre os perigos de negligenciar a tarefa de cuidar do mundo.
 
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONGs. Por esse motivo, a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.
 
Anápolis em números:
250 mil mudas plantadas;
123 nascentes recuperadas;
1400 móveis velhos retirados das ruas;
36 bairros atendidos;
20 mil toneladas de entulhos recolhidos.
 
Premiações:
Prêmio de gestão ambiental;
Escolhida pelo MDR como cidade média modelo do Brasil;
Escolhida pelo Banco Mundial para participar da Plataforma Mundial de Cidades Sustentáveis.

População se une em prol do meio ambiente