Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Política de capacitação melhora estatística de geração de empregos

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

15/07/2019 10h14 - Atualizado em 15/07/2019 10h15

Política de capacitação melhora estatística de geração de empregos

Em Anápolis, parceria entre Prefeitura e Sine faz com que Anápolis se destaque em levantamento do Caged

Foto: Santiago Plata - Dircom
De acordo com o último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Anápolis ocupa o 3º lugar no ranking de cidades que mais geram novos empregos no estado, com 1.314 vagas ocupadas, nos cinco primeiros meses de 2019. O município fica atrás apenas de Goiânia, que registrou 3.028, e Cristalina, com 1.642. Diante deste cenário, a sede anapolina do Sistema Nacional de Emprego (Sine) – órgão do Governo Federal que reúne vagas em aberto no mercado e direciona para os interessados –, tem se tornado referência nos últimos anos graças à parceria de sucesso com a Prefeitura, em um trabalho integrado.
 
É uma sinergia simples e eficiente. Sabendo que o Sine possui um grande banco de dados das vagas mais comuns do mercado, o prefeito Roberto Naves sugeriu que essas informações fossem repassadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, que lida diretamente com a capacitação profissional da população. Dessa forma, a Prefeitura passou a qualificar as pessoas exatamente de acordo com o que as empresas, indústrias e comércios da cidade procuram. E foi com uma política de treinamento melhor estabelecida que os candidatos passaram a estar mais preparados para cada função e hoje contam com mais chances de serem chamados para as vagas.
 
É o caso da Elizete Neves, que atua no ramo de vendas há 33 anos e mesmo com tamanha experiência, percebeu que precisava aprimorar os conhecimentos. Foi aí que procurou o Espaço da Oportunidade, da Prefeitura de Anápolis, para se matricular no curso de Técnicas em Vendas, com carga de 48 horas. “A tecnologia veio e modernizou tudo, percebi que precisava reciclar. Com o tempo, as técnicas de abordagem do cliente também precisam acompanhar a modernização, estou aqui para me reinventar”, disse Elizete.
 
A trabalhadora contou ainda que mesmo com tanto tempo no ramo, estava desempregada. E com uma semana de capacitação conseguiu reinserção no mercado. “Estou feliz, porque consegui emprego novamente. O curso abre horizontes e dá oportunidade de volta ao mercado de trabalho. Por isso, paralelamente, estou fazendo o curso de Informática aqui no Espaço da Oportunidade e tudo de graça”, finaliza. 
 
De 2017 a 2019, a Prefeitura de Anápolis já qualificou 6.715 trabalhadores. Até junho deste ano, 1.964 pessoas já fizeram cursos gratuitos de capacitação oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, mas a meta para este ano é preparar mais de 4 mil candidatos para o mercado de trabalho. “A nossa grande conquista é que o prefeito Roberto Naves investiu na captação de vagas. O que acabou refletindo até nos dados positivos do Caged. Na nova política de capacitação oferecida pela Prefeitura, todos saem ganhando. O candidato melhora o seu currículo e consegue a vaga de emprego, enquanto a empresa passa a contratar pessoas cada vez mais qualificadas para o que precisa ser executado”, comenta a coordenadora do Espaço da Oportunidade, Letícia Jury.
 
Cursos
Os trabalhadores podem se inscrever em diversos cursos que a Prefeitura oferece como, por exemplo: Auxiliar de Recursos Humanos, Informática, Técnico em Vendas, Auxiliar Administrativo, Secretariado e Atendimento. Além destes, a Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda, do Desenvolvimento Social, adquiriu cursos do Senai e que são ministrados gratuitamente nas unidades da Prefeitura. “Identificamos a demanda do Sine e buscamos os cursos nas áreas. Juntamente com o Senai ofertamos Auxiliar de Linha de Produção, Modelista, Corte e Costura, Mecânico de Automóveis, Eletricista Predial e Alimentador de Linha de Produção. Ressaltamos que todos os cursos são gratuitos”, frisa a secretária Eerizânia Freitas Lobo. 
 
Unidades
Inaugurado por Roberto Naves em novembro de 2018, o Espaço da Oportunidade funciona como uma central que congrega todas as estratégias das políticas públicas voltadas para emprego da Prefeitura. Lá é possível esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalhar, se inscrever para cursos profissionalizantes gratuitos (ministrados e diversos pontos da cidade), receber orientação sobre como montar currículos, etiqueta no trabalho e muito mais.
 
A Prefeitura disponibiliza de mais de 10 locais para a realização dos treinamentos, como Centros de Formação Profissional (Cenfor): Residencial das Flores, Industrial Munir Calixto e Tesouro. Telecentros: Central, Alvorada, Vila Jaiara, Casa Brasil e Cras Sul. 
 
Serviço
Espaço da Oportunidade
Endereço: Avenida Senador José Lourenço Dias esquina com a Avenida Goiás.
Telefone: 3902-1514