Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Planetário tem programação especial com crianças do SCFV

12/06/2019 11h41 - Atualizado em 12/06/2019 11h52

Planetário tem programação especial com crianças do SCFV

Diversão e conhecimento para centenas de crianças atendidas pela Prefeitura de Anápolis

Começou nesta semana a Festa Junina do Planetário Digital de Anápolis, com uma programação recheada de conhecimento. Em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, a pasta da Educação recebe no local mais de 600 crianças e adolescentes, entre 7 e 13 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

"A maioria destas crianças nunca veio ao Planetário. O objetivo maior é levar cultura e entretenimento a este público, que mora distante do centro da cidade e pode estar inserido em um contexto de vulnerabilidade social", afirma a coordenadora do local, Ismênia Maria Soares. Ela explica que o foco é na pluralidade, são vários assuntos abordados, que envolvem este público de maneira lúdica, divertida e educativa.

Logo que chegam, tem contação de história e oficina digital, na qual utilizam tablets para aprender como combater a dengue. Depois, uma roda de conversa sobre cyberbullying e segurança na internet. No final, com muita pipoca, tem filme na cúpula - projeção em 360°. Além disso, todas as crianças e adolescentes também cumprem o roteiro tradicional de visitas do Planetário, que ilustra a origem do universo, fala sobre os astros e as fronteiras do conhecimento neste aspecto.

Pela primeira vez no Planetário, Wesley Júnior Santana, de 8 anos, é estudante da Escola Municipal João Amélio da Silva, na Vila Sul. Ele ficou deslumbrado com a visita e estava muito animado para participar dos jogos e da sessão de cinema. Sobre os novos conhecimentos agregados, ele disse que "conhecia apenas o cérebro e o coração, o restante dos órgãos conheci na contação de história".

Já Kaleb Vaz, de 7 anos, da Escola Municipal Deputado José de Assis, no Bairro de Lourdes, esteve pela segunda vez no local e contou que achou interessante as informações sobre a dengue, repassadas por meio de jogos. "Lá em casa eu já sei fazer o que aprendemos aqui, não deixar a água acumulada. Eu que limpo o quintal, com a ajuda da minha mãe", comentou.

Festança começa na sexta-feira

Além da programação educativa, o Planetário Digital de Anápolis realiza seu primeiro Arraiá. Será nos dias 14 e 15 de junho, das 18h às 22h, no próprio local. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Estão programadas atrações musicais, apresentações de quadrilhas de escolas da rede privada e da rede municipal de ensino, observação do céu pelo telescópio, sessões na cúpula full dome, food trucks e muita diversão. O Planetário se localiza na Praça Augusto César Miranda de Alencar, na Avenida Jamel Cecílio, bairro JK Nova Capital.

Confira a Programação

18h30 – Forrozinho – Professor Wendel

19h – Jazz – Professora Rayellen

19h10 – Coro infantil – Escola de Música

19h40 – Vocal Arte Livre

20h – Jerominho – Voz e Violão

18h – Apresentação – Escola Municipal Rosevir Ribeiro de Paiva

18h30 – Corpo de Baile – Escola de Dança de Anápolis

18h45 – Apresentação – Escola Municipal Maria Aparecida Gebrim

19h – Grupo Jovem – Escola de Dança

19h15 – Apresentação – Escola Meu Primeiro Passo

19h30 - Apresentação – Escola Municipal Rosevir Ribeiro de Paiva

19h45 – Apresentação – Escola Maria Aparecida Alves

20h – Apresentação – Escola Pinguinho

20h15 – Apresentação – Escola Municipal Professor Tasso Barros Vilela

20h30 – Apresentação – Escola Municipal Deputado José de Assis

20h45 – Paulino Vieira – Voz e Violão

1º Arraiá do Planetário
Data: 14 e 15 de junho
Horário: 18h às 22h
Endereço: Praça Augusto César Miranda de Alencar, na Avenida Jamel Cecílio, bairro JK Nova Capital.
Entrada: gratuita