Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Parque da Jaiara está pronto de verdade

07/06/2018 17h43 - Atualizado em 07/06/2018 17h52

Parque da Jaiara está pronto de verdade

Criação de galerias de água na Avenida Fernando Costa, para evitar alagamentos, foi fundamental para a conclusão do serviço

Foto: Daniel Carvalho - Ascom

Após ser destruído por uma forte chuva e inaugurado sem os reparos necessários, a Prefeitura de Anápolis revitalizou e reinaugurou o Parque Ambiental Dr. Luiz Caiado de Godoy – que homenageia o fundador do bairro –, também conhecido como Parque da Jaiara ou Reboleira. O evento, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 7, no final da Avenida Fernando Costa, contou com a participação de autoridades, familiares do homenageado e moradores da região.

Em setembro de 2016, um temporal provocou um alagamento que destruiu boa parte do local – que ainda não havia sido entregue à população –, deixando as placas de gramas soltas, a fiação exposta, o meio fio quebrado, além de ficar evidente que o sistema de escoamento era ineficaz. O transtorno aconteceu porque a Avenida Fernando Costa não possuía galeria de água para conter a enxurrada e, mesmo alertada pelos engenheiros da obra, a gestão passada continuou o serviço, sendo que, logo na primeria chuva o problema se tornou visível para a população.

No ano seguinte, assim que o prefeito Roberto Naves assumiu a administração municipal, a primeira ação antes de revitalizar o parque, foi fazer a canalização na Avenida, para evitar que o problema se repetisse. As obras foram retomadas após a Prefeitura captar R$ 3,5 milhões junto ao Governo Federal. Depois das fortes chuvas que aconteceram no início deste ano, constatou-se que a água não acumularia mais no local. Concluída essa etapa, começou, então, o trabalho de reparação dos danos.

Foi feito o desassoreamento do córrego Reboleira, a limpeza do lago central, a iluminação foi substituída, as pistas de caminhada foram sinalizadas, o madeiramento do deck foi trocado, o parquinho e os banheiros foram reformados, além da limpeza que foi realizada em todo o gramado. “O parque ficou muito bonito. A população comenta e parabeniza por este serviço”, disse o presidente da Associação de Moradores da Vila Jaiara, Vantuir Cândido.

“Assim que começamos essa administração, escolhemos o slogan ‘Planejamento e Ação’. É natural que a população queira soluções imediatas, mas o problema é que sem o planejamento e estudo, resulta no que aconteceu aqui em 2016. Não adianta só se preocupar com o lançamento e o evento, se o trabalho não foi concluído. Nós que pagamos por isso”, disse o prefeito Roberto ao explicar que o Proana – departamento criado para a elaboração de projetos e captação de recursos –, a Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Tecnologia e a Secretaria Municipal da Fazenda fizeram um levantamento para que esta obra fosse feita da maneira mais correta e transparente possível.

Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Amilton Filho, parabenizou o prefeito pelo planejamento e organização para que este serviço fosse concluído. “A chuva pode vir que não vai ser inundado. Parabéns Roberto e toda equipe da Prefeitura que participaram desta grande conquista. O trabalho ficou lindo”, disse.

Revitalização de parques

A Prefeitura de Anápolis tem se mobilizado para revitalizar vários parques da cidade. Além deste, o Parque JK já foi entregue, e o Parque Onofre Quinan e Parque Ambiental Antônio Marmo Canedo, conhecido como Parque da Matinha, estão passando por reformas.

Parque da Jaiara está pronto de verdade