Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Parceria entre Prefeitura de Anápolis e Ala2 incentiva a prática esportiva

11/08/2017 14h58 - Atualizado em 11/08/2017 15h04

Parceria entre Prefeitura de Anápolis e Ala2 incentiva a prática esportiva

Projeto Forças no Esporte beneficia sete unidades da rede municipal e tem papel fundamental para a redução da evasão escolar

Na última quarta-feira, 9, o secretário municipal de Educação, Alex Martins, e a diretora de Educação, Karla Brenda, estiveram na Ala 2 (antiga Base Aérea de Anápolis), para acompanhar o projeto Forças no Esporte, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, cujos núcleos são coordenados pela 1ª Ten. Karla, sob coordenação geral do comandante da ALA 2, Cel Antunes. O projeto beneficia 400 crianças e adolescentes, com idade entre nove e 17 anos, incentivando a prática do esporte.

Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Magda Elaine, que é servidora da educação municipal e professora há 29 anos, o Forças no Esporte tem o intuito de tirar as crianças e adolescentes das ruas combatendo a violência e uso de drogas. No projeto os alunos praticam esportes, como futebol, karatê, natação, xadrez e badminton.

O público-alvo é selecionado em conjunto com o Juizado da Infância e Juventude de Anápolis, com a coordenação do projeto e com a direção da escola. Além da atividade física, há uma preocupação especial com a alimentação dos participantes. Diariamente é servido café da manhã e almoço, no período matutino; no período vespertino é oferecido almoço e lanche da tarde.

Ao todo sete unidades escolares da rede municipal de ensino são beneficiadas pelo projeto: Centro Municipal de Educação Desembargador Air Borges de Almeida e Escolas Municipais Alfredo Jacomossi, Belisária Correa de Faria, Dona Alexandrina, Dr. Adahyl Lourenço Dias, Jerônimo Vaz e Senador Lourenço Dias.

Maria Clara, de nove anos, é estudante da rede municipal de ensino e é beneficiada pelo projeto.  Segundo ela, estar na Base Aérea é um dos seus melhores momentos da semana. Seu esporte preferido é a natação e ela diz amar a comida que é ofertada.

O Programa Segundo Tempo (PST) da Base Aérea de Anápolis teve início no ano de 2007, com o Projeto Forças no Esporte. A partir de 2014, como resultado da parceria com o Juizado da Infância e da Juventude, as vagas do projeto foram destinadas às escolas municipais e estaduais com histórico de evasão escolar e localizadas em territórios com alto índice de violência.

Resultados

O projeto acontece no Clube Mach 3, cuja infraestrutura conta com um salão para atividades internas, piscinas, quiosques, campo de futebol e uma ampla área verde para atividades externas. Durante todo o ano são proporcionados momentos diferenciados, como gincanas, comemorações de datas festivas, recreações e visitas a espaços culturais com o objetivo de agregar valores, conhecimento, socialização e diversão.

De acordo com o Comandante Cel Antunes, os resultados do projeto são muito positivos, apresentam a diminuição da evasão escolar e melhora significativa no desempenho escolar do aluno. Disse ainda, que com a execução do projeto a Base Aérea (Ala 2) consegue retribuir um pouco de todo o carinho e respeito da população de Anápolis para com a instituição.

Os resultados do projeto na vida dos alunos são notórios. É possível identificar a mudança no comportamento dos participantes, como a melhora da disciplina dentro e fora da sala de aula, cuidado com a higiene pessoal, com o uniforme, responsabilidade com os materiais utilizados e atitudes positivas com os colegas e professores.

Todos esses avanços são resultantes da prática de atividade esportiva aliada à disciplina, e metodologia aprovada pelas diretoras das escolas que afirmam que cresce, dia a dia, o interesse pelo ingresso e permanência no projeto, e ainda destacam a diminuição da evasão escolar.

Assim, o esporte é vislumbrado como metodologia de ensino, a fim de formar cidadãos imbuídos de valores morais pautados no compromisso, respeito e disciplina, além de atuar nos aspectos físicos, mentais e cognitivos.

O projeto conta com o apoio de diversas entidades, tais como Juizado da Infância e Juventude; Secretaria Municipal de Esportes; Secretaria Municipal de Educação; Subsecretaria Regional de Educação; URBAN – Mobilidade Urbana de Anápolis; Escola de Pais; Cruzada pela Dignidade; 3º CRPM – Programa Educacional de Erradicação de Drogas (PROERD); Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia).