Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura e UniEVANGÉLICA garantem acesso de idosos à educação

23/02/2015 11h42 - Atualizado em 23/02/2015 11h45

Prefeitura e UniEVANGÉLICA garantem acesso de idosos à educação

150 idosos integrarão as primeiras turmas da Universidade Aberta da Terceira Idade

Texto: Paulo Roberto Belém/Secom
Foto: Paulo Giovanni/Secom

A Prefeitura de Anápolis firmou no último dia 23, mais uma parceria com o Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA) que, desta vez, beneficiará os idosos do município. A partir de então, 150 idosos atendidos pelo Centro de Convivência de Idosos (CCI) integrarão as primeiras turmas da Universidade Aberta da Terceira Idade (UniATI) que oferecerá oficinas sobre os mais diversos temas, específicos para essa faixa etária, e atividades esportivas. A aula inaugural foi realizada já no último dia 24 e contou com a participação efetiva dos idosos matriculados.

O pró-reitor de Pesquisa e Extensão da UniEVANGÉLICA, professor doutor Itami Campos, explica que as capacitações destinadas aos idosos terão duração de um ano. “Preparamos uma grade de ensino que vai de encontro às necessidades dos idosos matriculados”, pondera. Dentre as instruções, está o Treino de Equilíbrio e Prevenção de Quedas, destaca a coordenadora da UniATI, professora Viviane Lemos. “Uma das principais demandas é o cuidado com a saúde. Através de um contexto fisiológico, vamos disponibilizar teoria e prática para que estes possam se prevenir neste sentido”, afirma.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Francisco Rosa, ressalta que a parceria fortalece o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que, segundo ele, cuida da área social de pessoas das mais diversas idades. “A Prefeitura tem descentralizado a política e os serviços sociais. Através das parcerias temos atingido um maior número de pessoas no município”, disse. Ele ainda explica que ao final de cada semestre, o resultado das instruções será apresentado à comunidade por meio de uma mostra, organizada pelas duas instituições.

O prefeito João Gomes parabenizou a iniciativa mencionando que é dever das instituições desenvolver ações voltadas ao atendimento de todas as gerações. “Sabemos que o número de pessoas que atingem a melhor idade é cada vez maior. Isso implica aos agentes políticos e às instituições organizadas para que ponham em prática projetos que as beneficie”, declarou.

Mais informações sobre o projeto, inclusive a respeito de inscrições, podem ser obtidas pelo telefone 3310 – 6659.