Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Ouvidoria: elo entre o cidadão e a saúde

30/01/2018 16h44 - Atualizado em 30/01/2018 16h50

Ouvidoria: elo entre o cidadão e a saúde

Dois canais estão abertos para a população anapolina

Quer fazer alguma reclamação, denúncia, elogio, pedir informações ou mesmo sugerir idéias que possam melhorar a saúde de Anápolis? A Secretaria Municipal de Saúde possui dois canais próprios para esses fins: 0800 646 1118 e  ouvidoriasaude@anapolis.go.gov.br.  Dessa forma, é sua voz ajudando a melhorar a saúde de onde mora.
 Prova disso é que muitas sugestões compiladas na ouvidoria já foram colocadas em prática. Uma delas é o novo formato de protocolo de marcação de exames. Antes, ao receber o pedido de exames dos médicos, os pacientes iam até o laboratório para marcá-los. “Agora ele já sai do posto de saúde com o exame marcado no laboratório. Isso impede que haja qualquer tipo de dificuldade no local”, explica o chefe do núcleo de ouvidoria, Bruno Rodrigues Ferreira. Seguindo essa mesma dinâmica, servidores também já passaram por um treinamento de humanização e acolhimento. Outras ações estão em estudo.
De acordo com Bruno, a ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) é um mecanismo do Ministério da Saúde, de Estados e municípios para facilitar o contato com o cidadão. Anápolis, nesse caso, deu um passo a mais. “Nós adquirimos nosso próprio 0800. Sendo assim, o paciente é direcionado para nós, que fazemos a filtragem, e repassamos para os diretores responsáveis por cada área”, explica.

Ouvidoria Municipal de Saúde

O que faz?

Aproxima a Secretaria de Saúde e a população de uma forma bem mais simples:
•    encaminhando a demanda do cidadão de forma direcionada e resolutiva;
•    esclarecendo os direitos e buscando soluções para as questões levantadas. Por meio de canais da Ouvidoria qualquer pessoa consegue reclamar, denunciar, elogiar, sugerir e pedir informações;
•    a Ouvidoria representa cada cidadão, recebendo suas manifestações e direcionando-as aos órgãos competentes e monitorando-as até uma resposta satisfatória.

O que não faz?

•    agendamentos de c onsultas e exames;
•    auditorias e assessorias jurídicos;
•    corregedorias ou investigações
•    assessoria de comunicação social