Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Obras colorem Parque Ipiranga

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

11/05/2017 11h47 - Atualizado em 11/05/2017 11h50

Obras colorem Parque Ipiranga

Semana de Arte Visual finaliza amanhã, 12, com exposição na Praça Dom Emanuel

Eis que surge um colorido inesperado no Parque Ipiranga. O cenário serviu de inspiração hoje, 11, para participantes da Semana das Artes Visuais, evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura/Escola de Artes Oswaldo Verano, que  iniciou no dia 8 de maio e finaliza amanhã, 12. Até as 17 horas, as turmas de participantes das oficinas de pintura desenho e colagem seguem no local, mas já ocorreu de tudo: modelagem em latão, modelagem em gesso, argila e desenho em HQ.  Por isso, quem quiser dar uma olhada nas peças produzidas pelos participantes é só dar uma passada na Expo Mulher, evento que ocorre na Praça Dom Emanuel. Lá estarão expostos todos os trabalhos produzidos durante as oficinas.  

Dia da Artista Plástico

No dia 8 de maio é comemorado em todo Brasil o Dia do Artista Plástico. Oficializada em 1950, a data remete ao nascimento do pintor José Ferraz de Almeida Junior, personagem fundamental no desenvolvimento da arte em nosso país. Nascido em 1850 em Itu, no interior paulista, Almeida Junior ficou conhecido como o primeiro artista plástico brasileiro a retratar nas telas o homem do povo em suas tarefas cotidianas.
Passou pela Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro, pela Ècole de Beaux Arts de Paris e fez sua primeira mostra individual no Brasil em 1892. Entre suas obras, destacam-se: As Lavadeiras (1875), Caipira Picando Fumo (1893), Amolação Interrompida (1894), A Partida da Monção (1894) e Violeiro (1899).