Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ O maior circuito público do Brasil é aqui

07/07/2020 14h39 - Atualizado em 07/07/2020 16h04

O maior circuito público do Brasil é aqui

Temporada 2019 foi memorável para o atletismo anapolino

O ano de 2019 foi inesquecível para o atletismo anapolino e, porque não, goiano. O Circuito Anapolino de Corrida de Rua, realizado pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, se consagrou como o maior circuito público do Brasil. Com chancela da Federação Goiana de Atletismo (FGAt), teve oito etapas e reuniu quase 40 mil atletas ao longo de todo o ano.

As premiações aos competidores também aumentaram em 2019: no geral passaram para R$ 650, R$ 450 e R$ 350; o mesmo para faixas etárias que chegou a R$ 100, R$ 80 e R$ 60, respectivamente. O aumento também valeu para premiação por equipe: R$ 450, R$ 350 e R$ 250.

A parceria entre as secretarias de Esporte e Social também rendeu bons frutos. Graças à doação de 1kg de alimento não perecível, os competidores colaboraram com famílias em situação social vulnerável. Foram mais de 30 toneladas de alimentos arrecadados em 2019.

Histórico
No dia 30 de junho, a 3ª etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua foi realizada de forma inédita na Ala 2, antiga Base Aérea. A competição reuniu 5 mil atletas via inscrição e cerca de 2 mil pessoas participaram na pipoca, na modalidade Cross Country.

Na oportunidade, o comandante da Ala 2, coronel aviador Antônio Marcos Godoi Soares Mioni Rodrigues disse que foi uma honra para aquela unidade militar sediar uma etapa da corrida de atletismo. “Estamos estimulando o esporte, a saúde é tudo. A Base Aérea cresceu com a cidade, isso desde 1971. A esperança é que possamos dar continuidade à novas etapas do circuito nos próximos anos”, finalizou.

Minimaratona
No dia 28 de julho a 40ª edição da Minimaratona 31 de Julho contou com mais de 4,6 mil pessoas inscritas. Teve a participação do queniano Stanley Kipchrchir Koech, campeão da Meia Maratona do Rio 2019 e 2º lugar na São Silvestre 2014.

A novidade da competição, que integrou o calendário de comemoração dos 112 anos de Anápolis, foi a classificação dos três melhores colocados anapolinos em cada categoria, masculino e feminino, nos percursos de 5 km e 10,5 km, para disputar a Maratona de São Silvestre, que ocorreu no final do ano, em São Paulo. A viagem incluiu 24 passagens aéreas e duas diárias/hospedagem/alimentação para os 12 atletas classificados.

Outubro Rosa
No dia 20 de outubro, a 6ª etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua reuniu quase 5 mil esportistas no Bairro São João. Nesta edição o tema foi Outubro Rosa, campanha que ganhou reforço na mobilização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento contou com a participação da primeira-dama, Vivian Naves, e da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizania Lobo.

2020
Com a pandemia do Coronavírus que teve início no primeiro semestre, a realização do Circuito Anapolino de Corrida de Rua se tornou inviável. “O momento é das pessoas ficarem em casa, protegidas desse vírus que afetou todo o mundo. É preciso evitar aglomerações’’, afirma o secretário de Esportes, Karim Abrahão.

Recentemente, a Prefeitura de Anápolis anunciou o cancelamento da 41ª Minimaratona 31 de Julho, evento histórico que ocorreria no mês de comemoração do aniversário da cidade. Esta decisão acompanhou as iniciativas do poder público para combater o avanço do novo Coronavírus.

As medidas serviram de incentivo para o seu Divino da Silva, de 55 anos. “Participo da Corrida de Rua de Anápolis desde o início. Incentivo vocês a correrem em casa para manterem o preparo físico e saúde. Hora que tudo voltar ao normal, estaremos a todo vapor’’, finaliza.

O depoimento de pessoas como seu Divino, afirma a diretora de Esportes, Simone Pereira, incentiva a Secretaria de Esportes a ampliar o programa de publicação de vídeos nas redes sociais. “É isso que queremos. O envolvimento das pessoas na busca do bem-estar”, disse.

Redes sociais
A maneira mais eficaz de evitar o contágio da Covid-19 é o isolamento social. A Secretaria Municipal de Esportes está inserida nessa estratégia e, para auxiliar as pessoas que gostam de praticar exercícios físicos e até mesmo os atletas que precisam manter a forma física, utiliza-se das redes sociais para orientar sobre a execução correta dessas atividades.

Foram disponibilizados vídeos de aulas adaptadas para alunos PCDs (pessoas com deficiência), atividades físicas para terceira idade, jovens, além de yoga e cross training.