Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Nassa oferece qualidade de vida para o servidor

24/05/2019 15h41 - Atualizado em 24/05/2019 15h50

Nassa oferece qualidade de vida para o servidor

Equipe vinculada a Perícia Médica da Prefeitura acompanha servidores para garantir o seu bem-estar e de seus colegas

Dar suporte ao servidor quando sua saúde estiver comprometida e, até mesmo, prevenir que algo possa acontecer futuramente. Este é o objetivo da Prefeitura ao montar o Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor de Anápolis (Nassa). A equipe é composta por médicos do trabalho, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, e, em breve, fisioterapeutas e nutricionistas. "Este núcleo é vinculado à Perícia Médica. Nós remodelamos ele para atender melhor os nossos trabalhadores", disse a secretária municipal de Governo e Recursos Humanos, Raquel Antonelli.

A proposta é ter uma equipe especializada para dar atenção integral ao servidor. Na prática, quando um colaborador apresentar um problema de saúde, estes profissionais vão procurá-lo para saber o que está acontecendo. “Queremos entender os problemas que ele enfrenta no dia a dia, no ambiente de trabalho, com os colegas, e, até na sua vida pessoal. Nós estaremos aqui para dar todo o apoio que esse servidor precisar, fazendo acompanhamentos”, explicou a gerente de Operações e Recursos Humanos, Jackeline Camargo.

Além disso, o núcleo pode identificar quando funcionários de um mesmo departamento estiverem com problemas. Se muitos apresentarem atestados médicos no mesmo período, a equipe vai ao local para saber se o que está causando o adoecimento do grupo é um fator interno, externo ou desmotivação do trabalho. “A partir daí, nós podemos promover palestras e conversas individuais para ajudá-los”, contou.

Jackeline comentou ainda que a pasta pretende firmar convênios com laboratórios de Anápolis, para facilitar o acesso dos servidores a exames. A sede do Nassa está sendo montada em uma sala no Centro Administrativo, ao lado da Defensoria Pública, e logo será divulgado o telefone para contato.

Núcleo de Medicina e Segurança do Trabalho
A Prefeitura de Anápolis também implementou a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) ao Núcleo de Medicina do Trabalho, que realiza serviço voltado a servidores comissionado e credenciados. Essa ferramenta auxilia vítimas de acidentes durante o serviço e que precisam recorrer ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devido a um eventual afastamento.

Além de fazer os relatórios, o Núcleo de Medicina do Trabalho vai até o local para avaliar as condições de trabalho do servidor. “Por exemplo, nesta semana, nós registramos que uma auxiliar de enfermagem, servidora da Secretaria Municipal de Saúde, caiu e quebrou a perna. Agora, os técnicos vão ao local para analisar o ambiente de trabalho e suas adequações para que evite acidentes de trabalho”, exemplificou a gerente de Operações e Recursos Humanos, Jackeline Camargo.

A ferramenta conta com um engenheiro e técnicos em segurança do trabalho.