Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura realiza ação de conscientização sobre Aids

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

16/12/2019 16h09 - Atualizado em 16/12/2019 16h37

Prefeitura realiza ação de conscientização sobre Aids

Secretaria de Saúde alerta população sobre prevenção, assistência e proteção

No mês marcado pela luta contra a Aids, a Prefeitura de Anápolis, via Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), realiza ação de conscientização,  na quarta-feira, 18, das 7h30 às 10h30, no Parque da Jaiara. O objetivo é chamar a atenção da população para medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com o vírus HIV.

A cidade de Anápolis tem uma demanda importante de pessoas com doenças crônicas, por isso é necessário que exista ações pontuais e continuadas de prevenção e educação permanente em saúde para a população. Desta forma, a equipe do Nasf-AB promoverá diversas ações para a promoção da saúde e qualidade de vida como atividade física, auriculoterapia, alimentação saudável com orientações nutricionais, atendimentos como aferição de pressão e testes rápidos, além de palestras relacionadas ao tema.

Nasf-AB

Os Núcleos de Apoio de Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 e configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de atenção básica e Saúde da Família.  Neste evento, em específico, a comunidade contará com especialistas como fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, odontólogos, educadores físicos e agentes comunitários de saúde.

Formas de contágio

O HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas como relação sexual sem camisinha por vias vaginal, anal ou oral; de mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou amamentação; uso de seringa ou agulha contaminada; transfusão de sangue contaminado ou instrumentos cortantes não esterilizados.

Os primeiros sintomas da doença podem ser confundidos com um mal estar passageiro. Mesmo quando se manifestam com mais intensidade, podem ser interpretados como os sintomas de uma virose. Por isso é importante fazer o teste que permite a verificação da infecção.

 

Serviço:

Prevenção e Conscientização de IST/ AIDS

Data: 18 de dezembro de 2019

Horário: 7h30 às 10h30

Local: Parque da Jaiara