Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Milhares de alunos participam de ações de segurança e conscientização

05/12/2019 10h13 - Atualizado em 05/12/2019 10h40

Milhares de alunos participam de ações de segurança e conscientização

Projeto do Observatório Municipal de Segurança já chegou a mais de 20 escolas, conscientizando milhares de crianças

Desde sua implantação, em setembro, o Observatório Escolar - programa que conta com palestras educativas sobre segurança e defesa civil - esteve em 23 unidades escolares do município. As atividades deste ano se encerraram nesta terça-feira, 4, na Escola Municipal Tasso Barros Villela, no JK Nova Capital. O objetivo, além de reforçar a segurança, é coibir a ação de criminosos nas proximidades das escolas e conscientizar à população.

Ainda durante as visitas, os alunos puderam conhecer o ônibus de videomonitoramento do Observatório Municipal de Segurança, adaptado com sistema de câmeras de alta resolução e painel de controle multitarefas. Foi entregue aos professores material didático (cartilhas educativas) sobre prevenção a desastres elaborada pela Defesa Civil.

As atividades são planejadas de acordo com a faixa etária dos estudantes e abordam temáticas voltadas para o desenvolvimento da autoestima. São ensinadas técnicas de autocontrole e resistência à pressão de colegas para o uso de drogas, construção da personalidade, visão de futuro e outros assuntos do dia a dia no ambiente escolar.
O ônibus de videomonitoramento é uma ferramenta utilizada para ampliar a segurança da cidade. “Ele conta com moderno sistema de câmeras, que captam imagens em longa distância. Então, dá pra monitorar o comportamento de pessoas suspeitas que estejam nas proximidades das escolas”, explica o diretor do Observatório Municipal de Segurança, Carlos Antônio.

“A administração municipal tem o compromisso de oferecer mais segurança aos anapolinos, por isso nós  atua para garantir uma vigilância mais ostensiva em todas as regiões. Vale lembrar ainda que, além das ações contra delitos e atos infracionais, o órgão se integra a outras frentes para coibir todas as práticas que tiram a segurança do cidadão”, o complementou.

Milhares de alunos participam de ações de segurança e conscientização