Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Mamógrafo e aparelhos de Raios X digitais modernizam a rede

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

18/07/2019 12h19 - Atualizado em 18/07/2019 12h21

Mamógrafo e aparelhos de Raios X digitais modernizam a rede

Prefeitura adquire equipamentos de ponta para as unidades de saúde, garantindo melhor atendimento à população

Foto: Bruno Velasco - Dircom

Investir em tecnologia é sinônimo de qualidade, economia e praticidade. É por isso que a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu novos e modernos equipamentos para incrementar a rede oferecendo mais rapidez e precisão aos diagnósticos, bem como maior acesso a exames e procedimentos. “Isso é investir em saúde. Aplicar corretamente os recursos em tecnologia para melhorar o atendimento à população”, disse o prefeito Roberto Naves ao entregar o novo mamógrafo digital na Unidade de Saúde da Mulher nesta quinta-feira, 18.

O novo mamógrafo digital vai triplicar a capacidade de realização de exames. “Já houve uma ampliação desde que mudamos a unidade para esse novo local. Antes eram feitos cerca de oito exames por dia, passamos para 35 e esse novo equipamento tem capacidade para realização de até 300 mamografias por dia”, contou o prefeito. O tempo de um exame será de no máximo cinco minutos, a radiação é menor e o procedimento é menos doloroso.

Roberto Naves ainda aproveitou para anunciar que a fila de mamografias pela rede municipal de saúde foi zerada, ou seja, quem esperava há muito tempo pra fazer já realizou o exame e quem precisa terá rapidez no agendamento. “Já tínhamos zerado a fila apenas com a mudança de local e agendamento de mamografias até as 10 horas da noite. Agora será mais fácil ainda realizar o exame”, destacou.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite, com o novo aparelho o exame é de melhor qualidade podendo detectar lesões menores e diagnósticos mais precoces. “Além disso, há menor índice de erro e de necessidade de repetição”, frisou. O mamógrafo custou R$ 629 mil e foi adquirido por meio de emenda parlamentar.

Raios-X Digital
Logo após entregar o novo mamógrafo, o prefeito Roberto Naves, acompanhado do secretário Lucas Leite, deputado estadual Amilton Filho, presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro, demais vereadores e autoridades, se dirigiram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança para a entrega de um dos três aparelhos de Raios-X Digital adquiridos pelo município.

Os outros dois ficarão no Hospital Municipal Jamel Cecílio, sendo um para a urgência e outro para tratamento ambulatorial. “O novo equipamento é fundamental para o serviço de ortopedia do Hospital Municipal que é a principal porta de entrada no município para este tipo de atendimento”, destacou o diretor de Urgência e Emergência, Eduardo Sardinha.

Os novos aparelhos dispensam filmes, câmaras escuras e reagentes químicos. O exame é realizado de forma rápida e econômica com maior qualidade e menor radiação, além de evitar necessidade de repetição. A tecnologia destes equipamentos ainda possibilita que os exames sejam enviados para um sistema que pode ser acessado pelos médicos da rede, até por smartphone, e também entregue ao paciente em um DVD.  “Já solicitei ao secretário a compra de mais um aparelho como esse para a UPA com Perfil Pediátrico que fará também o atendimento em ortopedia infantil”, disse o prefeito Roberto Naves.

Mais equipamentos
Os investimentos em tecnologia na área da saúde vão além destes equipamentos. Está em fase de entrega o novo tomógrafo do Hospital Municipal. Trata-se de um dos aparelhos mais modernos que existem, com 64 canais, possibilitando a realização de exames mais complexos. “Pra se ter uma ideia da capacidade deste novo aparelho, o antigo tomógrafo possui apenas dois canais”, destacou o secretário municipal de Saúde, Lucas leite. O equipamento também foi adquirido por emenda parlamentar, no valor de R$ 1. 880.000,00.

Também estão em fase de entrega, seis aparelhos de ultrassom com capacidade para exames de doppler e ecocardiograma; ventiladores pulmonares e monitores cardíacos; aparelhos de medir pressão; sonar para detecção de batimento cardíaco fetal; aspiradores de secreção, desfibriladores, balanças, termômetros e oxímetros. “Somente em fase de entrega são cerca de 1.600 itens, mas ao todo são mais de três mil, incluindo mobiliários”, frisou o secretário.

A proposta da atual gestão de modernizar e equipar a rede já vem acontecendo. Somente na urgência e emergência foram adquiridos inúmeros equipamentos como aparelhos de Raios-X portáteis; monitores para pulso e oxímetro, desfibriladores, ventiladores mecânicos e aparelhos para realização de eletrocardiograma.

Mamógrafo e aparelhos de Raios X digitais modernizam a rede