Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Mais de 5 mil mudas plantadas em unidades de ensino municipal

28/05/2019 14h22 - Atualizado em 28/05/2019 14h34

Mais de 5 mil mudas plantadas em unidades de ensino municipal

Neste mês, os Cmei’s Anita Malfatti e Clarice Lispector foram os contemplados com o projeto da Prefeitura de Anápolis

Foto: Maele Bueno - Sec. de Meio Ambiente
O Projeto Patiolindo, realizado pela Prefeitura, via Pró-Água, já plantou mais de 5 mil mudas de árvores nativas do Cerrado em unidades da rede municipal de ensino de Anápolis, em apenas três meses de existência. A ação, desenvolvida pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem como objetivo despertar o interesse das crianças pelo cuidado com a natureza, bem como estimular o pensamento coletivo.

Recentemente, 1.936 mudas foram plantadas no Cmei Anita Malfatti, no Bairro Adriana Parque. A partir de agora, os alunos que frequentam a unidade, vão passar o dia ao lado de pingos de ouro, quaresmeiras, oitis, ipês, cagaitas, pequis e pentas. As crianças ganharam até um novo espaço para brincar, pois a equipe aproveitou os 70 metros de grama que foram colocados no local para fazer um campinho de futebol.

O Cmei Clarice Lispector, no Bairro Calixtolândia, também recebeu uma visita nas últimas semanas. A unidade recebeu 1.651 mudas, entre elas: ipês, pequis, jambos, cagaitas, jacarandás mimoso, cegas machado, goiabas, amoras, oitis, abacates, éricas, margaridas e petúnias azuis.

O projeto existe desde fevereiro deste ano e, até o momento, as seguintes unidades já foram beneficiadas: Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto, na Vila União; Cmei Profª Cinthya Rodrigues Costa dos Santos, no Parque São Conrado; Cmei Anita Malfatti, no Bairro Adriana Parque; e Cmei Clarice Lispector, no Bairro Calixtolândia. O próximo a ser contemplado com 1,8 mil mudas será o Cmei Leonor Marques, no Jardim Itália.

Os professores do Cmei Profª Cinthya Rodrigues Costa dos Santos já incluíram na rotina das crianças o cuidado com as plantas. Inclusive, a pequena Giulia Alves de Souza, 5 anos, adora a atividade. “Se não molhar, elas ficam secas, aí elas morrem e não têm mais plantinhas ‘para sempre’. Daqui uns dias elas vão fazer sombra para a gente ficar sentado, ler livro, brincar e contar historinha”, disse a aluna do Jardim II.

Ecossistema
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem o cuidado de plantar apenas espécies nativas do Cerrado para garantir a boa adaptação ao solo e ao ambiente do município. Vale ressaltar ainda que, todas as mudas são cultivadas nos viveiros da Prefeitura de Anápolis. “A escolha depende de como é o solo da unidade de ensino. Se é muito úmido, colocamos plantas que irão drená-lo, como é o caso da bananeira”, explicou o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Anápolis, Antônio Zayek. “Além de criarmos ambientes mais bonitos e agradáveis, estamos trazendo o convívio com verde para dentro das escolas”, completou.

Mais de 5 mil mudas plantadas em unidades de ensino municipal