Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Mais 45 jovens encerram ciclo de aprendizado no Bombeiro Mirim

10/07/2018 16h49 - Atualizado em 10/07/2018 16h57

Mais 45 jovens encerram ciclo de aprendizado no Bombeiro Mirim

A Prefeitura oferece alimentação, uniformes, passe de ônibus e profissionais para trabalharem na área administrativa

Foto: Paulo Giovanni/Ascom

Promover o civismo e a cidadania. Este é o objetivo do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), que mediante parceria entre a Prefeitura de Anápolis, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Esportes, e o 3º Batalhão de Bombeiros Militar, formou mais 45 alunos. A solenidade de entrega dos certificados de conclusão aconteceu nesta segunda-feira, 10, no auditório do Senac. O evento, contou com a presença de autoridades e familiares.

O Proebom é destinado a jovens de 12 a 16 anos,  encaminhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Neste projeto, a Prefeitura oferece alimentação, uniformes, passe de ônibus e profissionais para trabalharem na área administrativa.

“Há o resgate da cidadania quando eles saem da situação de risco que se encontram e vão aprender questões tão importantes para a sociedade, assim como, a possibilidade de aprenderem uma linda profissão”, pontuou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Tânia Aparecida, que recebeu uma homenagem dos alunos, como forma de agradecimento pelo trabalho executado pela Prefeitura.

Em 2018, o curso contou com 470 horas aula com as seguintes disciplinas: prática bombeiro militar – ordem unida, primeiros socorros, prevenção a incêndios e acidentes domésticos, salvamento terrestre e em altura –, além de noções de cidadania, meio ambiente, saúde e higiene pessoal, prevenção a drogas, educação no trânsito e orientação sexual e profissional.

Os jovens também tiveram aulas de natação, futebol, atletismo e xadrez, além de atividades extras, como: visitas externas ao quartel e atividades recreativas. Durante o período de atividades eles receberam três refeições diariamente (café da manhã, almoço e lanche).

A aluna Maria Vitória Guimarães Lopes, que foi a segunda colocada no ranking das maiores notas (8,6), falou em nome de seus colegas. “Nós aprendemos bastante e tivemos muitos momentos marcantes. Além disso, fomos muito bem acolhidos pelos professores. Realmente foi muito bom”, disse a aluna durante o seu discurso.

O comandante do 3º BBM e diretor do Proebom de Anápolis, tenente-coronel Ricardo Silveira Duarte, disse que cada turma que se forma são sementes que são lançadas e que se espera colher bons frutos. “Ao longo dos 13 anos que esse programa existe, já vimos muitos alunos que conquistaram o sucesso nesta profissão. A nossa contribuição, nessa importante parceria com o Executivo, é de dar um caminho a essas crianças e adolescentes para que eles possam ter um futuro melhor”, afirmou.

A conselheira nacional da Juventude, Larissa Ferreira, aconselhou aos responsáveis presentes a acreditarem nos sonhos de seus filhos. “A juventude anapolina não é o futuro, mas sim o presente desta nação. Nós que fazemos a diferença. Então acreditem em seus sonhos e lutem, porque há muitas etapas a serem vencidas”, disse.

Confira quem são os novos bombeiros mirins:

1. Joaquim da Silva Morais
2. Maria Vitoria Guimaraes Lopes