Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Limpeza e paisagismo de mãos dadas

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

16/07/2020 14h49 - Atualizado em 16/07/2020 14h52

Limpeza e paisagismo de mãos dadas

Serviços acontecem de forma integrada, garantindo a preservação e também a ornamentação dos espaços públicos

Foto: Renato Lopes - Dircom

Que a limpeza e a preservação dos espaços públicos são fundamentais, todos sabemos. Mas, se somarmos a elas um serviço de paisagismo, aí a cidade e a população ganham em qualidade de vida. E é exatamente o que acontece nesse momento em parques, praças, trevos e canteiros centrais. Enquanto duas equipes de 40 pessoas executa os serviços de manutenção, outras quatro frentes de trabalho – com um total de 120 homens –, deixam esses espaços mais bonitos e alegres.

Nesta quinta-feira, 16, os serviços são realizados na Praça Badia Daher e no Parque Onofre Quinan. Nesses locais, a turma da manutenção cuida de reparos no piso, consertos das fontes, alambrados e da pintura. Em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, também é aprimorado os sistemas de iluminação. “Enfim, toda parte relacionada à infraestrutura é de responsabilidade desses dois grupos”, explica Yan Castro, diretor de Limpeza Urbana.

Já o trabalho de paisagismo é dividido por grupos. Limpeza e conservação ficam com cinco equipes de oito pessoas cada. O plantio de mudas nativas do Cerrado é realizado por outros 16 trabalhadores, enquanto 24 homens são responsáveis pelos viveiros municipais.

A poda ornamental conta com 40 pessoas. “Ampliamos e qualificamos esses serviços, já que agora contamos com contrato exclusivo para o paisagismo. O resultado, os anapolinos já começam a ver nos trevos, com a jardinagem e o plantio de flores em carrinhos feitos com pneus, além de outras iniciativas em curso”, completa Yan Castro.